Lightning Network do Bitcoin ganha recurso de pagamentos recorrentes

Esta melhoria pode parecer pequena, no entanto, devido as baixas taxas e a velocidade das transações na LN, muitos projetos podem ser desenvolvidos a partir disso.

Siga no
Lightning Network do Bitcoin
Lightning Network do Bitcoin

A lnd (Lightning Network Daemon), um dos principais projetos da lightning network do Bitcoin, revelou em seu blog que está trabalhando em uma solução de pagamentos recorrentes, que pode ser usado por serviços de assinatura, por exemplo.

Hoje os pagamentos na LN dependem da geração de um invoice, ou seja, quem está recebendo o pagamento precisa especificar o montante, em bitcoin, a ser recebido. Por enquanto não é possível fazer uma transação sem que a outra parte tenha requisitado.

A futura introdução de pagamentos espontâneos trará um pouco de conforto ao usuário ao trabalhar de forma mais semelhante aos pagamentos que ocorrem nas transações de primeira camada do Bitcoin.

Além disso, este tipo de invoice permitirá o uso de pagamentos recorrentes, que podem ser usados para assinar serviços que necessitam de renovação mensal, ao reutilizar invoices.

Outro bom exemplo pode ser o serviço de doações que o Twitter está trabalhando, podendo substituir serviços que cobram taxas de intermediação, beneficiando criadores de conteúdos.

Esta melhoria pode parecer pequena, no entanto, devido as baixas taxas e a velocidade das transações na LN, muitos projetos podem ser desenvolvidos a partir disso.

Por exemplo, pode-se criar um aplicativo mensageiro, desta forma as pessoas poderiam se comunicar enviando mensagens junto a pequenos montantes tão pequenos quanto 1 satoshi. Enfim, a comunidade do Bitcoin sempre foi criativa e poderemos ver novos casos de uso inimagináveis em breve.

Nodes na lightning network. Fonte: Acinq

Segundo dados da 1ML, principal agregador de informações sobre a LN, hoje a rede conta com mais de 26.000 nodes, 15.600 deles com canais ativos. O número de nodes e canais teve um crescimento superior a 9% nos últimos 30 dias.

O crescimento da adoção da lightning network é muito importante para que o Bitcoin possa ser amplamente utilizado como moeda. Otimizações de formas de pagamentos devem ser apoiados e usados por todos nós. Hoje a LN é a maior aposta para resolver questões de escalabilidade, mantendo a descentralização, anonimato e segurança.

Nossa esperança é que possamos assinar serviços como streaming de vídeo e música, usando a lightning network, daqui há alguns anos. Este tipo de assinatura será muito útil, principalmente para aqueles que não possuem cartão de crédito, um público muito grande.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Sempre fui meio anarquista, quando descobri o Bitcoin me senti em casa ao participar das suas comunidades, desde então tenho tentado buscar e levar conhecimento.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias