Pagar a conta de água com Bitcoin já é possível em El Salvador

Bitcoin segue ganhando adoção em vários níveis no país que legalizou novo meio de pagamento.

Siga no
Bitcoin na água
Bitcoin na água

A Administração Nacional de Aquedutos e Esgotos (ANDA) de El Salvador anunciou que já está disponível a opção de pagamento com Bitcoin pelo consumo mensal em algumas agências.

Para efetuar estes pagamentos, as pessoas devem se dirigir as agências de Las Cascadas, Metrosur, Galerias, Apopa e Soyapango. A companhia de água afirmou que em breve estará disponível pagamento com Bitcoin em todas as agências do país.

O caso chama a atenção visto que é o salvador passa a ser o segundo país da América Latina a receber Bitcoin pelos pagamentos de contas comuns.

Antes disso, a Venezuela já havia permitido o pagamento de contas e até impostos com criptomoedas em seu território, em 2020. Dessa forma fica claro que a adoção do Bitcoin como meio de pagamento segue crescendo na região.

Vale lembrar que a principal diferença entre ambos os países é que em El Salvador o Bitcoin é uma moeda de curso legal, algo que na Venezuela ainda não acontece, com o governo insistindo no uso do Bolívar mesmo com sua alta e descontrolada inflação.

O que chama atenção no anúncio de El Salvador, contudo, é que para efetuar o pagamento das contas de água com Bitcoin as pessoas devem ir com suas carteiras Chivo, que são nacionais. Ou seja, não está claro se pessoas que não utilizam a carteira do governo poderão efetuar esses pagamentos.

A carteira oficial do governo de El Salvador foi criticada no início por suas falhas de privacidade, além das falhas no primeiro dia em que a lei Bitcoin passou a vigorar no país. De qualquer forma, a ANDA é mais uma instituição nacional a aceitar a moeda digital, mostrando que a adoção segue acontecendo entre grandes empresas públicas e privadas.

No último dia 14 de setembro, por exemplo, o Banco Hipotecario de El Salvador, fundado em 1935, passou a aceitar Bitcoin como pagamento por empréstimos e outros serviços mais.

Além disso, grandes redes de fast food, como McDonald’s, Pizza Hut, entre outros mais, já aceitam o Bitcoin em El Salvador. Estes casos certamente mostram que como meio de pagamento, a moeda digital tem uma grande potencial que já está em testes.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias