As interações em redes sociais sempre devem ser realizadas com atenção, principalmente com desconhecidos. Um tipo de golpe bem comum são os emocionais, em que perfis (muitas vezes falsos) conquistam pessoas e passam a pedir dinheiro para viajar e encontrar a vítima.
Em um caso recente, foi demonstrado que o golpe evoluiu para o uso de bitcoins.
O site Market Watch possui uma sessão em que recebe perguntas e pedidos de conselhos por parte dos leitores. Nesta segunda feira (20) um dos leitores pediu ajuda para lidar com uma situação peculiar: Seu pai de 68 anos conheceu uma mulher no Facebook e passou a enviar bitcoins para ela após a mulher pedir ajuda para pagar contas e comprar uma passagem para se encontrar com o homem mais velho.
“Meu pai tem 68 anos de idade ficou viúvo recentemente. A sua esposa, minha madrasta, tinha um grande controle das finanças e por isso ele não gastava com o que queria. Ela morreu em dezembro e recentemente ele se “conectou” com uma mulher que não era amiga de ninguém na lista de amigos dele.”
O filho do homem percebeu que tinha alguma coisa errada quando seu pai pediu ajuda para compartilhar a conta da Netflix com a mulher desconhecida.
Golpe
Ele então alertou ao pai que existem muitos riscos em compartilhar contas desse tipo e informações pessoais com estranhos, no entanto o idoso apaixonado não deixou de se comunicar e enviar favores para a mulher que nunca conheceu pessoalmente.
“Eu também descobri recentemente que ele tentou enviar dinheiro diretamente para ela – Mas quando isso não deu certo ele converteu o valor em Bitcoin e enviou para a mulher, dizendo para ela usar o dinheiro para ir visitar ele.”
Segundo a pessoa escrevendo, a situação tem causando um grande problema na relação entre ele e seu pai, já que ele tenta convencê-lo de que tudo é um golpe, mas a vítima não acredita no filho, mesmo que ele tenha apresentado provas de que tudo é uma mentira.
Ele se diz preocupado por não poder ajudar o pai dele caso perca tudo financeiramente.
“Essa não é a primeira vez que ele é enganado assim. Antes de se casar com minha madrasta ele se comunicava com outra mulher em outro continente para quem ele enviou US$ 10 mil durante meses para pagar pela viagem de encontro.”
O site recomendou que o autor do texto buscasse ajuda para intervir na situação e tentar alertar o pai dele sobre o que está acontecendo.
No entanto, o site também alerta que esse tipo de golpe dificilmente pode haver interferência de terceiros, já que o dinheiro está sendo enviado por livre e espontânea vontade, o dinheiro não pode ser recuperado, principalmente o enviado em bitcoin.
Mesmo com novas tecnologias é importante manter antigos cuidados e nunca acreditar em promessas de dinheiro fácil e amor sem limites de pessoas desconhecidas.