Um simples papel escrito “Compre Bitcoin” foi vendido pela bagatela de 5.1 milhões de reais na última quarta-feira (24). O papel apareceu atrás da ex-secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, durante uma reunião no Congresso americano em 2017.
Christian Langalis, o dono do papel, disse ter recusado uma oferta privada de cinco bitcoins na esperança de que um leilão alcançasse um preço mais alto. Sua aposta deu certo, com o lance mais alto alcançando 16 bitcoins, mais de R$ 5 milhões de reais.
O leilão foi realizado pela Scarce.City, com o evento ocorrendo no PubKey, um bar temático de Bitcoin em Nova York.
O papel foi descrito pela casa de leilões como sendo “desenhado às pressas em um bloco de notas amarelo” e “um dos poucos artefatos físicos de Bitcoin amplamente reconhecidos, dada a natureza virtual do Bitcoin”.
O comprador misterioso, conhecido apenas como ‘Squirrekkywrath’, é uma baleia antiga do Bitcoin com poucas informações públicas disponíveis.
Sendo assim, pouco se sabe sobre o milionário em Bitcoin, com alguns descrevendo a figura como um “Gangster do Bitcoin do qual ninguém nunca ouviu falar”.
Congratulations to Justin, A.K.A. Squirrekkywrath, winner of the #BitcoinSignGuy auction for 16 #BTC. 🏆@tpacchia Get this man a Whale! 🐳 pic.twitter.com/DPpczcEzkJ
— PUBKEY (@PubKey_NYC) April 24, 2024
Compre Bitcoin
A placa “Compre Bitcoin”, erguida por Christian Langalis durante a audiência no Congresso em 2017, foi retirada à força do edifício após ele violar as regras do comitê. Na época, a imagem viralizou nas redes sociais como um símbolo do movimento crescente em torno da moeda digital.
Janet Yellen, que serviu como presidente do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos de 2014 a 2018 e depois como Secretária do Tesouro dos Estados Unidos de 2021 em diante, é uma das maiores críticas do Bitcoin no mundo.
Durante seu mandato como presidente do Fed, Yellen disse que o Bitcoin é inútil e é usado somente em atividades ilegais como lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Ela também pede regulações pesadas para o setor.
Em conversa com a Coindesk, Langalis afirmou que o dinheiro que ganhou com a venda do papel mostrado atrás de Yellen será usado para financiar sua startup, a Tirrel Corp, que está desenvolvendo uma carteira Lightning de Bitcoin na plataforma Urbit.