O PayPal, gigante dos pagamentos on-line, tomou a decisão de fazer seu primeiro investimento em uma empresa de tecnologia blockchain. A Startup escolhida, Cambridge Blockchain, tem como objetivo fornecer aos usuários e instituições financeiras uma oportunidade de gerenciar dados confidenciais com a ajuda de contabilidade distribuída.
Em um anúncio em seu site, a Cambridge Blockchain disse que o investimento ajudará as duas empresas a explorar potenciais colaborações impulsionadas pela tecnologia blockchain. O investimento fez parte de uma rodada de financiamento da Série A, que também incluiu apoio da HCM Capital, da Partech Partnership, FuturePerfect Ventures e Digital Currency Group da Foxconn.
A parceria vai permitir que os usuários possam ter suas identidades online sem o envolvimento de intermediários. O PayPal também está interessado em tal abordagem e considerará a possibilidade de usar a plataforma da Cambridge Blockchain para ajudar seus usuários a evitar o compartilhamento de seus dados pessoais quando for realmente desnecessário.
Embora possa ser bastante interessante, o valor do investimento não foi divulgado. Mas dos recentes arquivamentos na SEC, sabe-se que a soma total arrecadada pela Cambridge Blockchain foi de US $ 3,5 milhões. Este montante foi arrecadado por vários investidores nos últimos nove meses. Em maio de 2018, a startup fechou sua Série A com US $ 7 milhões, o que significa que, conseguiu arrecadar US $ 10,5 milhões.
O CEO da Cambridge Blockchain, Matthew Commons, revelou que interagiu pela primeira vez com o PayPal no programa de aceleração de startups Fintech Europe 2018. Um programa de aceleração co-organizado pelo PayPal e seu principal objetivo era dar suporte a startups em estágio inicial sob requisitos regulamentares relacionados com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e outras considerações de privacidade.
Agora a startup planeja alocar o novo capital para financiar contratações, mais pesquisa e desenvolvimento. No momento, a Cambridge Blockchain tem uma equipe de 15 membros, 11 deles trabalham em Boston e estão lidando com problemas técnicos. Um membro da equipe que se juntou recentemente à empresa trabalha em Pequim.
Embora possa ser o primeiro investimento do PayPal em uma startup de blockchain, certamente não é a primeira vez que o provedor de serviços de pagamento mostra interesse na tecnonolgia por trás das criptomoedas.
Em março de 2018, o PayPal registrou uma patente para um “sistema de transações em moeda digital”, projetado para acelerar os pagamentos. O PayPal também afirma ser uma das primeiras empresas a permitir que os comerciantes aceitem o Bitcoin através de parcerias com BitPay, GoCoin e Coinbase.
No ano passado, o sistema de pagamento online também fez parceria com a Coinbase para permitir retiradas instantâneas do PayPal para todos os clientes dos EUA .