Pedimos ao ChatGPT para criar endereços de Bitcoin e ele apresentou carteiras usadas

O ChatGPT cedeu e começou a apresentar alguns jogos de 12 palavras, todos com soma de verificação errada. Finalmente, lá pela quinta tentativa, retornou um exemplo correto.

Em testes realizados pelo Livecoins nesta sexta-feira (28), descobrimos que o ChatGPT consegue gerar chaves privadas e frases semente para carteiras de Bitcoin. No entanto, ficamos surpresos quando a Inteligência Artificial nos apresentou algumas carteiras que já tiveram saldo.

Para chegar a estes resultados, precisamos enganar a IA. Afinal, se você pedir por uma chave privada de Bitcoin, ela responderá que “não é possível fornecer uma chave privada de Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda” por questões de segurança.

Burlar este procedimento foi bastante simples. Afirmamos que usaríamos as chaves privadas na testnet (rede de testes) do Bitcoin para fins educacionais. O truque é que elas podem ser usadas em qualquer lugar, até mesmo no Ethereum.

Seguindo, o ChatGPT cedeu e começou a apresentar alguns jogos de 12 palavras, todos com soma de verificação errada. Finalmente, lá pela quinta tentativa, retornou um exemplo correto.

Questionado se a frase semente havia sido encontrada em seu banco de dados ou gerada na hora, a IA respondeu que ela mesma criou aleatoriamente.

ChatGPT apresentou diversas carteiras usadas, uma delas com mais de 100 transações

Visto que o ChatGPT utiliza uma grande base de dados para suas respostas, ficamos curiosos se a Inteligência Artificial encontraria alguma carteira com saldo. Para nossa surpresa, a IA apresentou uma frase semente que já havia sido utilizada por outro usuário anteriormente.

ChatGPT fornecendo frase semente de carteira de Bitcoin.
Carteira fornecida pelo ChatGPT continha mais de 100 transações em diversos endereços.

Apesar do saldo estar zerado, a carteira fornecida pelo ChatGPT possuía 164 transações em seu histórico, 114 em um único endereço. Muitas dessas transações eram de 2022.

Continuando nossa conversa com o ChatGPT, o Livecoins conseguiu acessar mais algumas carteiras com histórico de transações. Uma delas mostra até uma transação de 0,34 BTC (R$ 50.000 atualmente) ainda em 2016.

Carteiras de Bitcoin usadas apresentadas pelo ChatGPT.

Por fim, também testamos algumas chaves privadas no Ethereum, também encontrando carteiras com diversas transações (uma delas com 4.988 transações).

ChatGPT é ruim de matemática

Ao contrário da primeira tentativa, mostrada no tuíte no início desta matéria, essas outras carteiras não foram criadas na hora pelo ChatGPT. A IA as retirou de sua base de dados, ou seja, da internet.

Portanto, essas frases-semente já estavam expostas de alguma forma e o ChatGPT está bem longe de ser uma ameaça para a criptografia do Bitcoin. Quando requisitado para gerar endereços ligados a uma chave privada, um cálculo fácil para uma máquina, a IA errou diversas vezes, revelando seu ponto fraco.

Questionado sobre a fonte das chaves privadas, o ChatGPT não foi direto, apenas respondeu que as encontrou em fóruns e outros locais didáticos.

Todas as chaves privadas de Bitcoin estão expostas na internet

O verdadeiro motivo desta investigação é que alguns sites reúnem todas as chaves privadas de Bitcoin. O maior exemplo é o site keys.lol, ou seja, o ChatGPT poderia ter escaneado algumas informações dali.

A tarefa seria impossível para um ser humano. Afinal, existem 904 octilhões de páginas (número 129 vezes maior do que o número de átomos em nosso corpo) cada qual com 128 chaves privadas.

Página aleatória do keys.lol mostrando diversas chaves privadas de Bitcoin, seus endereços e saldos.

Ao que tudo indica, o ChatGPT também não perdeu seu tempo tentando passar por cada uma dessas páginas e a maior preocupação do Bitcoin continua sendo os computadores quânticos.

Conversando com o ChatGPT sobre o assunto, a IA afirmou que, mesmo com os supercomputadores disponíveis hoje, levaria bilhões de anos para descobrir uma chave privada específica.

Questionado para comparar isso a ganhar na mega-sena, o ChatGPT achou o “exercício interessante”.

“A probabilidade de acertar os 6 números na Mega-Sena é de cerca de 1 em 50 milhões”, escreveu o ChatGPT. “Já a probabilidade de encontrar uma chave privada de Bitcoin aleatoriamente é extremamente baixa, em torno de 1 em 2^256, que é um número com 78 dígitos.”

“Para ter uma ideia do quão improvável é encontrar uma chave privada aleatoriamente, podemos compará-la à chance de ganhar na Mega-Sena por 78 vezes seguidas.”

ChatGPT comparando chance de encontrar uma chave privada com ganhar na Mega-Sena.

Por fim, a segurança do Bitcoin segue intacta após 14 anos de seu lançamento e até mesmo o ChatGPT concorda com isso. Mesmo assim, usuários devem tomar cuidados mínimos de segurança, não expondo suas chaves privadas a terceiros, por exemplo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias