Perfil de “Satoshi” promove criptomoeda suspeita no Twitter

Conforme o Twitter possui as “notas da comunidade”, permitindo que outros usuários alertem sobre golpes, o perfil excluiu as publicações logo em seguida.

Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu em 2010, deixando o desenvolvimento do projeto na mão de outras pessoas. No entanto, seu nome agora está sendo usado para aplicar golpes.

No Twitter, o perfil @satoshi foi flagrado promovendo duas shitcoins nesta semana. Embora grande parte da comunidade tenha ciência de que o perfil não esteja ligado ao verdadeiro criador do Bitcoin, os mais desavisados podem ter caído no golpe.

Essa não é a primeira vez que tal perfil gera polêmicas. Em outubro de 2023, ele publicou uma mensagem enigmática, gerando ao menos 650 mil visualizações antes da publicação ser apagada.

Perfil de “Satoshi” promove golpes no Twitter

Atualmente o nome do perfil é apenas um ponto, podendo ser uma medida do golpista para se proteger de alguma punição do Twitter. Afinal, é proibido que você tente se passar por alguém na rede social, neste caso Satoshi Nakamoto. Independente disso, @satoshi já é uma grande isca.

Nessa semana, o perfil promoveu duas shitcoins, XRISE e SATS, publicando os endereços dos contratos junto às hashtags. Segundo capturas de tela, as publicações tiveram pelo menos 200 mil visualizações, um alcance preocupante para um golpe.

Perfil @satoshi promove duas shitcoins no Twitter. Fonte: Reprodução.
Perfil @satoshi promove duas shitcoins no Twitter. Fonte: Reprodução.

Conforme o Twitter possui as “notas da comunidade”, permitindo que outros usuários alertem sobre golpes, o perfil excluiu as publicações logo em seguida. O mesmo aconteceu com outros tuítes, deixando o perfil totalmente limpo e livre de quaisquer suspeitas.

Perfil de “Satoshi” no Twitter não possui nenhuma postagem, nem mesmo foto de perfil ou capa. Fonte: Reprodução.
Perfil de “Satoshi” no Twitter não possui nenhuma postagem, nem mesmo foto de perfil ou capa. Fonte: Reprodução.

Dado isso, é possível que o perfil ressurja com algum novo golpe no futuro. Mesmo que não tenha envolvimento direto, ele pode estar ganhando dinheiro para mencionar shitcoins. O Twitter provavelmente não fará nada a respeito, cabendo ao usuário se precaver.

Identidade do criador do Bitcoin continua sendo um mistério

Mais de 13 anos após sua saída, a identidade de Satoshi Nakamoto ainda é desconhecida. Ao que tudo indica, esse será um dos grandes mistérios da humanidade. Afinal, quanto mais o tempo passa, mais difícil parece encontrar alguma pista conclusiva.

Devido ao desaparecimento completo do criador do Bitcoin, alguns aproveitam essa brecha. A conta de Twitter acima é um exemplo, mas Craig Steven Wright é um caso ainda mais preocupante já que pode envolver a criação de patentes, processos contra desenvolvedores e corretoras.

Por conta disso, uma associação resolveu processar Wright para provar, de uma vez por todas, que ele não é Satoshi Nakamoto. O processo terá início em duas semanas nos tribunais da Inglaterra e terá fim apenas em março desse ano.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias