
Peter Schiff voltou a criticar o Bitcoin nesta semana. Foto: Redes sociais.
Peter Schiff, economista que previu a crise imobiliária de 2008, acredita que a narrativa ligada à Venezuela que fez o Bitcoin subir nos últimos dias é “baboseira”. Indo além, também recomendou a venda da criptomoeda por ouro durante a recente disparada.
Outros estão animados com a ação dos EUA. Como exemplo, Arthur Hayes defende que o preço do petróleo cairá e, por conta disso, a inflação americana diminuirá e o governo poderá continuar imprimindo dólares, fazendo o preço do Bitcoin disparar.
Grande fã do ouro, Schiff participou de um debate com Changpeng Zhao, fundador da Binance, sobre Bitcoin e ouro no mês passado. Embora tenha recebido uma aula ao vivo, o economista continua cético em relação ao Bitcoin.
“O Bitcoin foi arrastado pela alta inspirada na Venezuela. Voltou a ficar acima de US$ 94,5 mil”, iniciou Schiff em tuíte publicado nesta segunda-feira (5).
“Há muita baboseira por parte dos compradores tentando vender essa notícia como algo positivo para o Bitcoin. Não acredite no hype. Apenas aproveite a alta para vender e use os recursos para comprar ouro de verdade.”
Já nesta terça-feira (6), o economista notou que o Bitcoin caiu US$ 2,5 mil em relação à data de sua postagem acima. “Corra para vender antes que caia muito mais”, concluiu.
Arthur Hayes, fundador da BitMex, publicou um longo texto em seu blog nesta segunda-feira (5) para também falar sobre o tema.
Em suma, ele acredita que o preço do petróleo irá cair após os EUA tomar controle das reservas venezuelanas. Como consequência, o executivo afirma que a pressão inflacionária também diminuirá, dando espaço para que o governo continue com a expansão monetária.
“Levando Trump e seus subordinados ao pé da letra, sabemos que o crédito vai se expandir.”
“Os legisladores republicanos do Time Vermelho gastarão com déficit, o Departamento do Tesouro de Buffalo Bill Bessent emitirá dívida para financiá-lo, e o Fed do […] Jerome Powell e de seu sucessor imprimirá dinheiro para comprar os títulos”, explicou Hayes. “Esse círculo vicioso começou de verdade em 2008 e, como diz Lyn Alden, “Nada para esse trem”. À medida que a quantidade de dólares se expande, o preço do Bitcoin e de certas criptos vai disparar.”
Finalizando seu artigo, Hayes afirma que a Maelstrom, seu fundo de investimento, entrou em 2026 com “risco quase máximo”. Como exemplo, cita que estará vendendo BTC e ETH para se posicionar no setor DeFi.
“Quando/se o preço do petróleo subir e causar uma desaceleração na criação de crédito, espero realizar lucro, acumular mais sats e comprar um pouco de mETH”, explicou.
Comentários