Uma petição para tornar a XRP na criptomoedas oficial das olimpíadas de 2020, no Japãoestá ganhando adeptos. Takahashi, criador da petição disse que o XRP tem potencial de resolver muitas dores de cabeça associadas a grandes eventos esportivos internacionais, especialmente em relação a câmbio.
Takahashi propõe um sistema que requer o uso de XRP, A motivação de Takahashi vem das lutas enfrentadas pelas pessoas nas últimas Olimpíadas. Uma parte da petição diz:
“À medida que os turistas chegam ao país, a demanda pela moeda local aumenta, causando longas filas para câmbios da moeda, como visto em eventos passados como Pequim 2008 e Rio de Janeiro 2016. Acreditamos que os tempos de transação rápidos e a segurança da criptomoeda XRP da Ripple seriam uma grande contribuição para a solução desse problema.”
Apesar de ter sido criado há mais de dez meses, a petição acaba de começar a ganhar muita adoção. Este aumento coincidiu com uma série de desenvolvimentos anunciados pela Ripple, especialmente no Japão, com o recente lançamento da MoneyTap – a plataforma de remessa em blockchain construída pela Ripple e pela SBI Holdings.
O plano de Takahashi seria ver o XRP substituindo o iene como a moeda de fato das olimpiadas. Pessoas de todo o mundo só precisariam usar sistemas de pagamento com criptomoedas para fazer compras nos jogos. Aqui é onde uma plataforma como o MoneyTap poderia ser útil.
Entre sábado (6 de outubro de 2018) e domingo (7 de outubro de 2018), o número de assinaturas na petição aumentou em mais de 1.000. No momento da redação deste artigo, a petição já conta com 9.800 assinaturas.
Se aprovado, pode ser um passo significativo para o XRP e a Ripple. A criptomoeda que ocupa o terceiro lugar no ranking de capitalização de mercado buscou uma rápida expansão e adoção pelas instituições para aumentar sua utilidade em transações .
Considerando o grande volume de micro transações ocorrendo em olimpíadas, o resultado poderia ser níveis recorde de liquidez para o XRP.