
Solução pioneira em desenvolvimento não quer cobrar por pegada de carbono, mas pagar brasileiros (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Na terça-feira, 25 de novembro, o Observatório Nacional de Blockchain promoveu um webinar sobre a Cardano Academy, o programa educacional da Cardano Foundation. O evento contou com a participação de Rafael Fraga, Líder de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina, que compartilhou novidades sobre o projeto, inclusive envolvendo a Petrobras no Brasil.
A reportagem questionou Fraga sobre os andamentos dos projetos com a estatal brasileira de petróleo, ao que ele respondeu que há muitos em curso, mas com cláusulas de confidencialidade que o impedem de comentar sobre o assunto. De qualquer forma, o programador destacou que a iniciativa levou ele a voltar da Suíça para o Brasil após sete anos fora, visto que tem participado da inovação.
Assim, ele comentou sobre os projetos que a fundação desenvolve com a Petrobras de forma pública, visto que é a primeira parceria governamental da Cardano na América Latina.
Um dos projetos comentados envolve um sistema que inclui a infraestrutura Proof of Atenas, que utiliza a tecnologia blockchain, totens impressos em 3D e cartões NFC. Desta forma, ele consegue validar de forma imutável a presença de novos funcionários em treinamentos obrigatórios, combatendo a evasão. Atualmente, é uma tecnologia fechada para a Petrobras e que na próxima segunda-feira (01/12) ganhará novidades.
Fraga também destacou que a parceria visa a tokenização da cadeia do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), um produto estratégico da Petrobras, em colaboração com a PUC Rio.
Por meio de um aplicativo descentralizado (dApp), os passageiros que utilizarem voos domésticos abastecidos com SAF serão recompensados por mitigar sua pegada de carbono, em vez de serem cobrados.
O uso da blockchain neste projeto tem o objetivo de comprovar de forma transparente a credibilidade ambiental e o desempenho do combustível. “Falar qualquer um fala da boca para fora. Agora comprovar através da blockchain é para poucos, né? E a gente é muito orgulhoso de ter a Petrobras como parceiro nesse projeto“, disse Fraga em resposta.
A Cardano Academy oferece trilhas de formação completas, que vão desde os fundamentos essenciais até a capacitação prática, para quem deseja atuar no ecossistema Cardano. Além disso, todas as formações contam com certificações reconhecidas internacionalmente.
Assim, o webinar também marcou o lançamento da nova seção de “Capacitação” no site oficial do Observatório Nacional de Blockchain. Os conteúdos podem ser acessados por todos os desenvolvedores interessados em aprender mais sobre programação em Cardano e Polkadot.
A página, conforme apurado pelo Livecoins, pretende fortalecer uma rede de aprendizagem contínua entre especialistas e novos talentos.
Vale destacar que a Fundação Cardano já tem parceria com pelo menos dois órgãos públicos do Governo do Brasil, a Petrobras e o Serpro, anunciadas publicamente desde março de 2025.
O Serpro, inclusive, é o órgão que administra a blockchain do CPF e CNPJ para compartilhamento de dados da Receita Federal, a b-CPF e b-CNPJ. A solução conta com ampla adoção de órgãos públicos brasileiros de municípios, Estados e a União.
Comentários