Craig S Wright, um cientista da computação australiano que já afirmou ser Satoshi Nakamoto e por conta disso ficou conhecido como Faketoshi, agora acusa Satoshi Nakamoto por plagiar seu whitepaper.
O fundador da shitcoin BSV enfatizou que ele é o autor original do whitepaper do Bitcoin durante o CC Forum em Londres. De acordo com a testemunha ocular Toni Vays, um famoso trader de criptomoedas que também estava no evento, disse que Wright não ofereceu provas que pudessem comprovar suas alegações. Em vez disso, ele disse que precisaria vencer um processo judicial antes que a universidade permitisse que ele lançasse o chamado whitepaper original do Bitcoin.
So CSW "FakeToshi" just admitted on stage that Satoshi plagiarized his paper from 2008 that the university is not releasing until he wins the court case 😂.
* I'm sure someone has the video pic.twitter.com/WnAbrvapEB— Tone Vays (@ToneVays) October 16, 2019
De acordo com as declarações anteriores de Wright, a criação do Bitcoin foi o esforço de uma equipe, não de um indivíduo. Ele alegou que era parte integrante do grupo que criou a criptomoeda. No entanto, Wright, nunca assinou um endereço de BTC utilizado no início da moeda para provar que ele é realmente Satoshi. Este fracasso em provar seu envolvimento levou muitos a acreditar que Wright é uma fraude.
Em fevereiro de 2018, a família de Dave Kleiman (agora falecido) também iniciou uma ação contra Wright por supostamente roubar mais de 20 bilhões de dólares em bitcoin. O juiz do caso no mês passado ordenou que Wright entregasse todos os BTC ao irmão de Dave Kleiman, Ira. Se Wright tivesse minerado esses BTC, ele teria provado seu envolvimento no projeto. Mas ele não fez isso, levando muitos a dizer que ele sequer possua tais moedas.
O caso também revelou que Wright forjou as assinaturas de Dave para roubar seus BTC – um argumento semelhante que ele está fazendo agora contra Satoshi Nakamoto.
A comunidade se diverte
O último golpe de Wright provocou reações astutas da comunidade de criptomoedas. Um tweet brincou sobre as declarações anteriores de Wright, dizendo que ele alegava ser Satoshi Nakamoto e agora ele está se referindo ao mesmo nome como se fosse uma terceira pessoa.
“Então ele plagiou seu próprio whitepaper”, tweetou o usuário JJ.
So he plagiarised his own paper? pic.twitter.com/BOuF9dfjTv
— JJ (@lordhodl1) October 16, 2019
O criador do Litecoin, Charlie Lee, acrescentou: “Então, a alegação mais recente é que Satoshi é uma fraude?! LMAO ?”
So the latest claim is that Satoshi is a fraud?! LMAO 😂
— Charlie Lee Ⓜ️🕸️ (@SatoshiLite) October 16, 2019
Manipulação de Palavras
Outras testemunhas oculares acusaram Vays de tirar as palavras de Wright de contexto. Diego SV, um fanboy do Bitcoin SV, esclareceu:
“CSW refere-se ao iminente caso de McCormack e como a publicação de seu whitepaper de 2008 mostrará que grandes partes são idênticas ao whitepaper do Bitcoin de 2009. Ele diz claramente que essa é a prova que ele é sou Satoshi ou Satoshi o plagiou.”
In the later discussion with Mike Beaver, Tone Vays manipulates this wording of CSW to argue CSW admitted he did not write the whitepaper. I find it beyond belief how such distortion can occur from anyone capable of thought. It’s laughable.
CSW #Bitcoin $BSV
Satoshi Nakamoto pic.twitter.com/oAMrzjt7Qc— Ryuushi (@_electronicCash) October 16, 2019