Pioneiro do Bitcoin comenta sobre caso Elon Musk vs Alexandre de Moraes

Outro que comentou sobre a situação foi Robert F. Kennedy Jr., presidenciável americano e fã do Bitcoin, também repudiando a ação de Moraes. No Twitter, não é difícil encontrar memes sobre a situação.

Com contas de brasileiros bloqueadas do Twitter, e um possível banimento da rede social no Brasil, usuários estão buscando soluções descentralizadas para driblar a censura. A principal alternativa apresentada é o Nostr, um projeto criado por um brasileiro que vem ganhando tração nos últimos dias.

No próprio Nostr, grandes nomes se pronunciaram sobre o assunto, incluindo Jack Dorsey, fundador do Twitter, e Jimmy Song, famoso defensor do Bitcoin.

“Mesmo que você seja fã de Elon Musk e do X, aqui vai um lembrete de que ele ainda é centralizado”, comentou Song. “O Nostr tem uma vantagem estrutural profunda e só vai crescer no longo prazo.”

Jimmy Song, defensor do Bitcoin, comenta sobre caso do Twitter. Fonte: Nostr/Reprodução.
Jimmy Song, defensor do Bitcoin, comenta sobre caso do Twitter. Fonte: Nostr/Reprodução.

No texto compartilhado por Song, o Twitter explica que “a X Corp. foi forçada por decisões judiciais a bloquear determinadas contas populares no Brasil”, aceitando o pedido. No entanto, destaca que não sabem “os motivos pelos quais essas ordens de bloqueio foram emitidas” ou “quais postagens supostamente violaram a lei”.

“Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem.”

“Não acreditamos que tais ordens estejam de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal do Brasil e contestaremos legalmente as ordens no que for possível”, continua o texto. “O povo brasileiro, independentemente de suas crenças políticas, têm direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência por parte de suas próprias autoridades.”

Antes da declaração, esperava-se que Musk não atendesse o pedido, o que poderia ter consequências para todos os brasileiros que usam sua rede social.

Elon Musk recomenda VPN aos brasileiros

Desde que comprou o Twitter, Elon Musk tem defendido a liberdade de expressão na plataforma. Como exemplo, está oferecendo ajuda financeira em processos jurídicos envolvendo essa questão. Um dos casos mais recentes é de um funcionário da Block, empresa do próprio fundador do Twitter, Jack Dorsey.

Em relação ao pedido da Justiça brasileira no bloqueio de contas, Musk acusa Alexandre de Moraes de estar violando a constituição brasileira. Em outros comentários, também compara Moraes a Darth Vader, vilão da saga Star Wars.

“Em breve, o X publicará tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a legislação brasileira”, escreveu Musk neste domingo (7). “Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment.”

“Que pena Alexandre de Moraes, que pena.”

Enquanto usuários buscam por soluções descentralizadas, as únicas que poderiam evitar essa censura, Elon Musk tenta reter seu público sugerindo o uso de soluções como VPN para driblar um possível bloqueio do site em território brasileiro.

“Para garantir que você ainda possa acessar a plataforma do X, baixe um aplicativo de rede privada virtual (VPN)”

Outro que comentou sobre a situação foi Robert F. Kennedy Jr., presidenciável americano e fã do Bitcoin, também repudiando a ação de Moraes. No Twitter, não é difícil encontrar memes sobre a situação.

Nostr ganha força em meio a crise do Twitter

Assim como o Bitcoin é uma resposta imparável ao sistema financeiro tradicional, o Nostr se apresenta como uma solução contra a censura na internet. O assunto está sendo abordado tanto por brasileiros quanto por estrangeiros.

“Você está no #NOSTR? Se sim, pode me procurar no seu cliente favorito pelo dov@bitcoinheiro.com ou pela npub16s7exzaa4le983mjvnw7jfatum0jfxqtpfk2uqdel3c4q97uqznst6hyar”, comentou Dov, um dos maiores especialistas em Bitcoin no Brasil, destacando que eles possuem diversos vídeos sobre o tema.

“As plataformas centralizadas sempre serão vulneráveis às exigências de censura do Estado”, comentou Walker em outra publicação compartilhada por Jack Dorsey, fundador do Twitter. “Não importa quem está no comando da plataforma, se ela é de capital aberto ou privada, ou se as intenções dos criadores da plataforma são boas — se houver garganta para sufocar, o Estado vai apertar.”

Jack Dorsey, fundador do Twitter, parece estar convencido de que sua antiga rede social não é párea para enfrentar uma decisão judicial e que apenas uma rede social descentralizada é capaz de atingir esse objetivo. Fonte: Nostr/Reprodução.
Jack Dorsey, fundador do Twitter, parece estar convencido de que sua antiga rede social não é párea para enfrentar uma decisão judicial e que apenas uma rede social descentralizada é capaz de atingir esse objetivo. Fonte: Nostr/Reprodução.

Por fim, o assunto deve continuar pelos próximos dias e soluções descentralizadas devem servir como um “plano B”. No campo financeiro, o Bitcoin é um grande destaque, mas outros projetos como Uniswap, corretora descentralizada que atingiu um volume de US$ 2 trilhões na semana passada, mostram que o BTC é apenas o começo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias