Pirâmides financeiras vão fazer CVM bater recorde de denúncias em 2019

Previsão é de que mais de 250 denúncias cheguem até a comissão ainda neste ano.

A CVM deverá bater mais um recorde de denúncias sobre pirâmides financeiras. Segundo previsão da comissão, o número de denúncias sobre a oferta irregular de investimento mobiliários em 2019 poderá chegar 250 casos. Essas denúncias são realizadas por investidores que perderam tudo em esquemas fraudulentos e golpes que ofereciam lucros exorbitantes, como as famosas pirâmides financeiras.

A oferta de investimentos mobiliários é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É através dessa comissão que negócios ilegais deixam de operar no Brasil. A CVM emite alertas e pode penalizar empresas irregulares. Com o crescente aumento de denúncias envolvendo investimentos mobiliários, a CVM garante que a oferta de investimentos seja completamente supervisionada.

Processos abertos pela CVM pode aumentar em 140%

Golpes envolvendo investimentos mobiliários parecem crescer no Brasil. Em recente entrevista para a Gazeta do Povo, José Alexandre Vasco comentou sobre esse crescimento impressionante de denúncias. Vasco é superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM. Para o superintende, o número de negócios irregulares operando no Brasil cresceu substancialmente nos últimos anos.

Somente em 2018 a comissão abriu 105 processos administrativos contra empresas que foram denunciadas. O número parece pequeno, mas a previsão é de que 250 processos administrativos sejam abertos ainda em 2019. Esse número revela um recorde que poderá ser quebrado ao longo do ano, ao chegar em cerca de 140% de aumento no número de processos abertos pela CVM.

Os dados revelam que a comissão apresentou um aumento no número de processos administrativos abertos nos últimos anos. Esse número reflete, ainda, uma crescente denúncia de golpes envolvendo investimentos mobiliários no Brasil.

De acordo com a CVM, 143 denúncias foram encaminhadas em 2018 por vítimas de golpes como pirâmides financeiras. Por outro lado, esse número era bem menor há alguns anos atrás. Em 2015 a CVM recebeu 47 denúncias. Em comparação com 2018, esse número crescer mais de 200% em apenas três anos.

CVM faz alerta sobre pirâmides financeiras e outros crimes

Recentemente a CVM publicou uma página especial voltada para golpes financeiros. No endereço disponibilizado pela comissão é possível encontrar dados importantes sobre como operam esquemas fraudulentos. A inauguração da página “Alertas ao Cidadão” permitirá que investidores tenham informações sobre golpes envolvendo a oferta de investimentos mobiliários.

Na página a comissão explica como investidores podem identificar possíveis fraudes no país. O texto faz ainda um alerta para muitos negócios que dizem apenas oferecer cursos voltados ao mercado financeiro. Para a CVM, essa é uma forma de aproximação utilizada por empresas que captam recursos de forma completamente irregular no mercado financeiro brasileiro.

“Não há necessidade de registro da CVM para oferecer cursos sobre o mercado financeiro de capitais, mas esse é um método muito utilizado por pessoas que não têm autorização para atuar na intermediação para se aproximarem do público e oferecerem outros serviços”.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Últimas notícias

Últimas notícias