Depois de quase 1 ano, o ICO da plataforma EOS alcançou USD 4 bilhões de dólares e encerrou o seu ciclo de desenvolvimento, lançando oficialmente a sua plataforma hoje, 02 de junho.
Segundo Coinmarketcap.com, 99,57% dos tokens da EOS já estão em circulação e a sua valorização de mercado alcança USD 13,5 bilhões de dólares aproximadamente, ocupando a quinta posição entre as moedas mais valorizadas do mercado. No dia do lançamento, EOS é a moeda com a terceira maior volume de transações e a que alcançou a maior valorização entre as 100 principais moedas do ranking, 26% no momento desta publicação.
Mas o que há de tão interessante na plataforma lançada hoje?
EOS chama atenção pela sua própria definição. Lançada com o propósito de ser a mais poderosa infraestrutura para aplicações descentralizadas, EOS é baseada em Blockchain e permite o desenvolvimento e execução de aplicações descentralizadas (dApps), prometendo processar milhares de transações por segundo. Comparado com as 15 transações por segundo da rede Ethereum, a EOS parece ser realmente muito mais poderosa.
Segundo seus desenvolvedores, a plataforma EOS.IO foi desenvolvimento contemplando:
- Transações limitadas com taxas livre
- Confirmação dos blocos com baixa latência (0,5 seg)
- Plataforma para contratos inteligentes baseada em web
- Agendamento para transações recorrentes
- Permissões baseadas em funções hierárquicos
- Suporte a chaves de segurança biométricas
- Comunicação intra-blockchain
O que é a plataforma EOS.IO?
O EOS.IO permite que os desenvolvedores escrevam contratos inteligentes que refletem uma lógica de negócios compatível com algoritmos de consenso distribuído (semelhantes à lógica das criptomoedas como o Bitcoin). Na plataforma EOS os usuários e organizações podem interagir criando novos modelos de negócio usando a infraestrutura de chave pública, ampliando a segurança, a responsabilidade e a auditoria de nível de blockchain.
Você pode acessar o whitepaper EOS clicando aqui.
Quem está à frente do desenvolvimento da EOS.IO?
A Block.one é uma empresa baseada nas Ilhas Caimãs com desenvolvedores distribuídos pelo mundo, cujo foco é desenvolver soluções de negócio baseadas em Blockchain.
No entanto, os desenvolvedores alertam que não estão lançando nem operando qualquer aplicação baseada na sua plataforma. O release EOS.IO 1.0 refere-se apenas à versão 1.0 do software de código livre (open source), advertindo aos que desejam utilizar soluções desenvolvidas na EOS por terceiros a necessidade de verificar cuidadosamente as questões de segurança antes de aplicar suas chaves privadas.
Para quem se interessar, o software EOS.IO está disponível no Github, e se você for um desenvolvedor é interessante acessar o EOS Developer Portal.