Inicio Altcoins Plataforma Waves lança ferramenta oráculo de dados

Plataforma Waves lança ferramenta oráculo de dados

Oráculos de dados são indispensáveis ​​para a infra-estrutura de um blockchain. No primeiro artigo de uma série dedicada aos oráculos de dados de blockchain, discutimos como o protocolo da Waves ajudará a tornar um oráculo acessível a toda a comunidade.

-

Compartilhe
Plataforma Waves lança ferramenta oráculo de dados

Um contrato inteligente escrito na blockchain não consegue acessar dados fora de sua própria rede. Esse problema é resolvido usando oráculos de dados, que são basicamente agentes que encontram informações do mundo real e alimentam a blockchain para uso por contratos inteligentes e dApps.

Em outras palavras, os oráculos são ferramentas que facilitam a comunicação entre o blockchain e o mundo real. Os dados que alimentam o blockchain podem ser tão diversos quanto as taxas de câmbio, notícias meteorológicas, resultados de eleições ou eventos esportivos, preços de commodities ou até mesmo horários de voos e trens.

A execução dos contratos inteligentes pode ser acionada atendendo a condições pré-definidas que, por sua vez, exigem que os dados do tipo certo estejam disponíveis.

Waves lança ferramenta oráculo de dados

As principais plataformas blockchain demonstraram recentemente interesse em criar ferramentas para oráculos de dados, como o Ethereum, que executa o Ethereum Oracle.

A Waves oferece sua própria ferramenta oráculo de dados, com base nas DataTransactions já disponíveis.

Explicação técnica do oráculo

Em um nível puramente técnico, criar um oráculo de dados para o blockchain é muito simples.

Tudo o que você precisa fazer é obter uma fonte externa de informações e enviar uma DataTransaction de inicialização, anunciando o oráculo e explicando que tipo de dados ele fornecerá. Posteriormente, os dados estarão acessíveis para os contratos inteligentes.

No entanto, há um problema. Como você pode saber se um oráculo de dados para um tipo específico de informação está disponível no blockchain, com que frequência ele é atualizado e qual fonte de informação ele usa?

A solução Waves é um protocolo para oráculos de dados, que é basicamente um conjunto padronizado de campos para inserir informações no blockchain.

Independentemente de os dados serem inseridos manual ou automaticamente, o protocolo inclui campos para valores principais, que ajudarão outros membros da comunidade a encontrar o oráculo e aprender que tipo de dados ele alimenta no blockchain, qual é a origem de terceiros e com que frequência os dados são atualizados.

Ambiente amigável para desenvolvedores blockchain

Um desenvolvedor pode usar um protocolo existente, disponível no GitBook da Waves, ou expandi-lo, se necessário.

O processo é simples. Para facilitar as coisas para os desenvolvedores, a Waves oferece uma ferramenta de desenvolvimento de oráculo de dados, que será integrada em uma única interface com um diretório público de oráculos de dados, divididos por categoria.

Se um desenvolvedor quiser que seu oráculo seja acessível a outros membros da comunidade Waves, ajudando todo o ecossistema e também gerando receita, ele poderá preencher vários campos na DataTransaction, descrevendo o oráculo.

Essa informação será convertida e uma DataTransaction de inicialização será formado.
Posteriormente, o desenvolvedor poderá atualizar os dados do oráculo – por exemplo, alterar seu status ou adicionar um novo campo na descrição. Sugerimos que os desenvolvedores atualizem a versão do oráculo para cada alteração de formato e forneçam uma breve descrição das alterações, facilitando a operação do oráculo para outros desenvolvedores que já usam seus dados.

Uma vez enviada a DataTransaction de inicialização, o oráculo estará acessível no diretório da categoria declarada pelo desenvolvedor.

Usando a ferramenta de desenvolvimento de oráculos da Waves (WAVES) para criar um oráculo de dados, e esse protocolo ajudará a tornar seu oráculo visível no blockchain!

Mais adiante, há planos para criar um banco de dados de protocolos de código aberto para ajudar os desenvolvedores a criar padrões para oráculos de dados blockchain em vários campos, com o objetivo final de melhorar a interoperabilidade e compatibilidade de sistemas de TI e blockchain.

A comunidade Waves no Brasil está no Twitter, Telegram e também no Facebook, sendo uma das maiores do mundo.

XDEX:Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado.Abra sua conta, é grátis!
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.

MAIS LIDOS

Innova Mine: A cidadela da mineração e trade de criptomoedas

A Innova Mine é um novo projeto da indústria de criptomoedas que opera um modelo de negócios revolucionário. A empresa está sediada na Austrália...

Senado vai debater regulação das criptomoedas na próxima semana

Dois senadores apresentaram uma proposta de debate envolvendo a regulação para criptomoedas no Brasil. A proposta encaminhada a casa legislativa apresentará o tema relacionado...

Bitcoin sobe mais de R$ 5 mil em 24 horas e pode parar somente quando chegar em R$ 382 mil

O preço do bitcoin enfrentou uma expressiva valorização nas últimas 24 horas. O movimento fez com que a criptomoeda ultrapassasse facilmente a cotação de...

Litecoin anuncia o lançamento de um cartão de débito

A Litecoin Foundation anunciou recentemente o lançamento de seu tão esperado projeto. O cartão de débito Blockcard. O cartão de débito permitirá que os titulares...

França convoca G7 contra a criptomoeda do Facebook em operação de força-tarefa

A recente criptomoeda anunciada pelo Facebook fez a França convocar uma força-tarefa. A decisão do país envolve o G7, o grupo de países mais...

Bitcoin pode valer 10 mil dólares nas próximas horas

O Bitcoin se move no mercado como uma montanha-russa. As pessoas que investem na moeda digital estão conscientes do impulso do ativo, portanto, não ficam...

Bitcoin renova máxima do ano e se aproxima de US $9.600

O Bitcoin subiu 4,67% nas últimas 24 horas e está sendo negociado por US $ 9.575. A moeda digital parece estar ganhando impulso para tentar...

Mercado de criptomoedas ganha US $ 7 bilhões após Bitcoin ultrapassar marca de US $ 9,5 mil

As últimas 24 horas foram positivas para todo mercado de criptomoedas. O Bitcoin manteve seu ímpeto para atingir seu ponto mais alto do ano...

Bolha? Google Trends mostra pouco interesse no Bitcoin valendo US $ 10.000

Quando o Bitcoin alcançou a marca de US $ 10.000 pela primeira vez em 2017, ele já havia atraído a atenção da grande mídia. Todos os olhos estavam...
 

COMENTÁRIOS

Compartilhe