Policia encontra máquinas de minerar Bitcoin ao investigar fazenda de maconha

Ao cumprir mandados, policiais ficaram surpresos. Como ninguém estava no local, não houveram prisões.

Siga no
Máquinas de mineração de Bitcoin foram apreendidas pela polícia inglesa
Máquinas de mineração de Bitcoin foram apreendidas pela polícia inglesa/Reprodução

A polícia do Reino Unido cumpriu mandados de busca e apreensão contra uma suposta fábrica de maconha, mas, ao chegar no local, foram encontradas apenas máquinas de minerar Bitcoin.

A denúncia chegou até o conhecimento das autoridades após uma grande quantidade de energia ser utilizada no local. O endereço ficava em um galpão industrial de Black Country, no condado de West Midlands.

Esta não é a primeira vez que uma autoridade policial derruba uma fazenda de mineração de Bitcoin clandestina no mundo. Em setembro de 2020, autoridades da Malásia encerraram uma operação semelhante, após a Companhia de energia local perceber o roubo de R$ 3 milhões da rede.

Suposta fábrica de maconha era na verdade uma fazenda de mineração de Bitcoin

Denúncias chegaram até a polícia de West Midlands, no Reino Unido, afirmando que um galpão no distrito industrial era uma fábrica de maconha. No dia 18 de maio, os policiais deram uma batida no local, arrombando as portas.

“Os policiais forçaram a entrada nas instalações em Great Bridge Industrial Estate, Sandwell, em 18 de maio, por conta de informações que sugeriam que estava sendo usado como uma fazenda de cannabis.”

De acordo com a nota policial sobre o caso, várias pessoas estariam visitando o local, em horários alternados do dia. Como havia muita fiação e dutos de ventilação, um drone da polícia chegou a sobrevoar o galpão, identificando uma fonte de calor intensa no local.

Como haviam sinais de uma operação de maconha, as autoridades decidiram invadir o local. Chegando lá, foram encontradas 100 máquinas de mineração de Bitcoin, sendo a ocorrência registrada.

A autoridade policial identificou que fazenda era clandestina e estaria roubando milhares de libras da rede elétrica. O sargento da polícia Sandwell Jennifer afirmou que essa é a segunda fazenda clandestina encontrada pela autoridade local, para surpresa dos policiais.

“Certamente não é o que esperávamos! Ele tinha todas as características de uma configuração de cultivo de cannabis e eu acredito que é apenas a segunda cripto-mina que encontramos em West Midlands.”, afirmou o sargento.

Mineração de Bitcoin não é ilegal, mas roubar energia é

As máquinas foram apreendidas e serão utilizadas durante as investigações sobre o caso. Vale o destaque que a mineração de energia não é uma atividade proibida no Reino Unido, mas o roubo de energia é uma violação as leis locais.

Segundo a polícia de West Midlands, até o momento ainda ninguém foi preso.

“Nós apreendemos o equipamento e vamos tentar apreendê-lo permanentemente de acordo com a Lei de Produtos do Crime. Ninguém estava na unidade no momento do mandado e nenhuma prisão foi feita – mas faremos consultas com o proprietário da unidade.”

O mandado foi cumprido com outros 50 expedidos pela justiça entre os dias 17 e 23 de maio, todos para combate ao cultivo ilegal de cannabis. Além de encontrar as máquinas de mineração de Bitcoin, a polícia prendeu 84 pessoas, várias armas e uma quantidade expressiva de drogas.

No Brasil, recentemente, um funcionário público também foi pego minerando criptomoedas com as instalações do Departamento de Água e Esgoto de Marília, interior de São Paulo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Tesla. Imagem: Shutter Stock

Elon Musk diz que Tesla voltará a aceitar Bitcoin

A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis,...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Deutsche Bank diz que Bitcoin “passou dos limites” e não pode mais ser ignorado

A popularidade crescente do Bitcoin está incomodando governos e bancos centrais. A gota d'água foi a legalização da criptomoeda em El Salvador. De acordo...
Bitcoin Liberdade

Bitcoin, o novo Índice de Liberdade Econômica

Bitcoin pode ser a medida de liberdade mais neutra do mundo que nenhum país pode acusar de ter preconceito ocidental, ao contrário de alguns...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias