O Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (IFD) em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) lançaram a segunda edição do treinamento CriptoLab em Brasília, que deve ensinar a agentes de segurança pública técnicas envolvendo criptomoedas, como rastreio, investigação e outros mais.
“O CriptoLAB é um curso intensivo e inédito voltado à capacitação de agentes das Forças de Segurança Pública no manuseio técnico e investigativo de stablecoins e outros criptoativos. Combinando teoria, prática e estudos de caso, o treinamento oferece ferramentas essenciais para atuação em investigações financeiras modernas, lavagem de dinheiro, e operações com ativos digitais“, diz a apresentação do treinamento.
As inscrições para os interessados vão até a próxima quinta-feira (14). Já o curso está programado para acontecer no dia 27 de agosto, na sede do IDP em Brasília, durante todo o dia.
Além disso, os participantes poderão ouvir as palavras de várias autoridades. O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes participará da abertura, assim como o Deputado Federal Aureo Ribeiro (SD-RJ), autor do projeto que se tornou a Lei 14.478/2022.
Em junho, a primeira edição se mostrou de sucesso ao capacitar dezenas de agentes. Agora, com a segunda edição o CriptoLab pretende avançar no treinamento de mais servidores públicos.
Para quem é o curso?
- Integrantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal;
- Membros do Ministério Público;
- Servidores de órgãos de controle e inteligência; e
- Técnicos atuantes em persecução penal ou investigações cibernéticas.
Treinamento em Brasília para policiais e membros das Forças de Segurança vai do básico ao rastreio de criptomoedas. Confira a agenda completa e veja como se inscrever
Para se inscrever, os interessados devem ler com atenção o edital disponível no site do IDP. Apenas os aprovados previamente podem participar e as vagas são limitadas a 30 pessoas, com custo gratuito e despesas pessoais por conta dos participantes.
Manhã: Abertura e Contextualização
– 9h00 – 9h20 | Abertura Oficial
Ministro Gilmar Mendes Deputado Federal Aureo Ribeiro e Prof. Atalá Correia
– 9h20 – 9h50 | Contextualização do Ecossistema Cripto (Ricardo Paixão)
○ Boas-vindas e apresentação da agenda do curso.
○ Contextualização: A relevância dos criptoativos (especialmente stablecoins) no cenário atual e para as atividades de segurança pública.
– 9h50 – 12h | Conceitos Fundamentais, Regulação Vigente e Introdução à Investigação com Criptoativos (Fabiano Cossermelli Oliveira, Diogo Erthal Alves da Costa e Vitor Fernandes Gadelha)
○ Conceitos fundamentais: blockchain, criptoativos, chaves públicas e privadas, endereços (EOA e smart contracts), carteiras, VASPs e DeFi.
○ Regulamentação de criptoativos nos planos internacional e nacional.
○ Tipologias de crimes com ativos virtuais
○ Investigação com criptoativos: rastreamento utilizando exploradores de fontes abertas e ferramentas privadas; organização de operações de busca e apreensão; recuperação de ativos virtuais.
– 12h – 13h30 | Intervalo para Almoço
Tarde: Fundamentos, Carteiras Digitais e Segurança
– 13h30 – 15h | Wallets na Prática (Fabiano Cossermelli Oliveira e Diogo Erthal Alves da Costa)
○ Funcionamento de Hardware e Software Wallets
○ Instalação e Configuração da MetaMask: Passo a passo, criação de carteira a partir de uma Seed Phrase; recuperação de fundos a partir de chaves privadas.
○ Técnicas Especiais de recuperação de ativos: importação manual de tokens (ativos multchain); posições abertas em DeFi.
– 15h – 15h15 | Intervalo
– 15h15 – 17h | Rastreamento de ativos virtuais na prática (Fabiano Cossermelli Oliveira e Diogo Erthal Alves da Costa)
○ Funcionamento dos exploradores de blocos de fonte aberta e das ferramentas pagas.
○ Exercícios práticos de rastreamento utilizando exploradores de fonte aberta e ferramentas pagas.
– 17h – 18h15 | Apresentação de Casos Concretos (Fabiano Cossermilli e Diogo Erthal Alves da Costa)
○ Operação Cryptoland
○ Operação Medellin
– 18h15 – 18h30 | Discursão final, próximos passos e encerramento
○ Recapitulação geral do curso e dos principais aprendizados.
○ Sugestões de próximos passos para aprofundamento e estudo contínuo.
○ Encerramento oficial do curso.
