A recente queda das criptomoedas tem alcançando atenção de muito além dos investidores do setor, sendo citada até mesmo como comparação para a queda da popularidade de importantes políticos, como aconteceu no Reino Unido. Como mostrado pela Protos, Ed Miliband, político Britânico, comparou a carreira do chanceler Rishi Sunak com o bitcoin, afirmando que ambos os casos são um esquema Ponzi.
Antes o favorito para substituir o primeiro-ministro Boris Johnson, Rishi Sunak, é o atual chanceler do Tesouro dos EUA, cargo similar ao de Ministro de Economia aqui no Brasil, no entanto, nos últimos meses a sua reputação vem caindo consideravelmente após a inflação do país começar a subir e com a crescente crise no aumento do custo de vida.
Após sua nomeação em abril de 2020, mais da metade dos britânicos achavam que ele estava fazendo um bom trabalho e menos de 10% achavam que ele estava tendo um desempenho ruim. A partir do começo de 2022 a situação mudou, com dados de maio mostrando que 47% pensam que ele está fazendo um trabalho ruim na economia do país.
Com isso, Ed Milliband, que agora é secretário de mudanças climáticas, atacou Sunak e a sua reputação em declínio de um jeito curioso. Aproveitando que Sunak é um político pró-criptomoedas, Milliband decidiu comparar a situação política do Chanceler com a situação de preços do mercado de criptomoedas.
“Olha como eles são similares: O Chanceler e as criptomoedas! Vieram do nada, o valor aumentou, parecia que era o futuro, mas tudo não passou de um grande esquema Ponzi.”
"Crypto has crashed and so has the chancellor… came out of nowhere, the value surged, looked like the future, but it's all turned out to be one giant Ponzi scheme"
Labour's Ed Miliband says Rishi Sunak is "out of touch with what's happening" in UKhttps://t.co/I4uLp0Njrq pic.twitter.com/zzbSfN8NbS
— BBC Politics (@BBCPolitics) May 17, 2022
Milliband criticou Sunak por seu fracasso em lidar com o aumento do custo de vida. Ele também criticou os pedidos de um imposto inesperado sobre as empresas de petróleo e gás e destacou uma falha tecnológica que deixou o governo aparentemente incapaz de aumentar os pagamentos de benefícios.
Recentemente, Sunak chegou a estabelecer um plano de desenvolvimento econômico para tornar o Reino Unido um hub mundial de criptomoedas.
Sua administração anunciou intenções para a regulamentação de stablecoins para reconhecer seu uso como forma de pagamento e um NFT (via Royal Mint) para comemorar a dedicação do governo ao criptomercado.
No entanto, com inflação a 9%, o maior valor dos últimos 40 anos, muitos estão começando a ver o esforço como algo fútil em meio a uma necessidade muito maior de controlar a inflação e o aumento no custo de vida.