Portugal regulamenta venda de imóveis com Bitcoin

País europeu vê cartórios tomarem a dianteira para resolver problema.

Homem segurando bandeira de Portugal sobre Bitcoin
Homem segurando bandeira de Portugal sobre Bitcoin

Os cartórios em Portugal tomaram a dianteira e vão regulamentar a compra e venda de imóveis com Bitcoin, já que o governo não cria regras ao setor. Isso porque, há uma demanda crescente por pessoas que querem comprar suas casas com criptomoedas.

Como moeda, o bitcoin é um simples meio de pagamento que permite a transferência de valores de qualquer lugar do mundo em instantes. Dessa forma, vem sendo utilizado com frequência em negociações no mercado imobiliário em todo mundo.

Na Argentina, por exemplo, corretores imobiliários aceitam cada vez mais bitcoin como meio de pagamento. Assim, fica claro que a tendência mundial indica que negócios com transações em criptomoedas seguem crescendo, tornando essas cada vez mais descentralizadas.

Portugal busca regulamentar venda de imóveis por Bitcoin

Trocar moedas digitais por imóveis está se tornando uma realidade em Portugal, país da Europa que vê crescer o interesse por esse meio de pagamentos.

Segundo informações divulgadas pelo FolhaPress, as regras para se realizar essas aquisições agora serão claras para todos os interessados. Para comprar qualquer imóvel, por exemplo, o interessado deve comprovar a origem do dinheiro digital antes da aquisição.

A Ordem dos Notários, responsável pelos cartórios do país, que está liderando os esforços para concretizar as novas regras. Assim, haverá uma padronização própria do setor para disciplinar os negócios, mesmo que não haja regras claras por parte do governo local.

Nos últimos meses, muitos entusiastas de criptomoedas viram em Portugal um novo país amistoso para se mudar, visto os incentivos locais para quem gosta da tecnologia. Com a chegada dessas pessoas, muitos querem comprar imóveis com criptomoedas, mas barreiras ainda atrapalham os negócios.

Jorge Batista da Silva, presidente da Ordem dos Notários, disse que eles serão exigentes no combate a lavagem de dinheiro, mas não podem ignorar que verdadeiros investidores querem consumir com criptomoedas.

Duas formas de negociar

As duas maneiras mais comuns de se realizar uma aquisição com criptomoedas é com uso de uma corretora, que recebe as criptomoedas, intermediando o valor em moeda fiduciária para o vendedor.

A outra forma comum de se negociar imóveis com criptomoedas é entre as partes, usando suas carteiras de criptomoedas sem intermediações centralizadas. E são justamente essas negociações que a Ordem dos Notários mais deseja disciplinar, visto que são necessárias ferramentas para entender como as operações foram feitas.

As regras deverão ser apresentadas ao mercado ainda em abril de 2022, mostrando que o Bitcoin segue como uma opção viável para se comprar uma casa, por exemplo.

O que pode atrapalhar os negócios então é apenas a Síndrome da Pizza, que é o fenômeno pelo qual investidores de Bitcoin temem perder com a valorização da moeda ao consumir com ela.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias