A criptomoeda do Facebook, Libra, ainda não foi nem lançada e já é associada a um faucet (centavos) e um airdrop (distribuição grátis) por um website. Além disso, os usuários teriam que se logar com seu usuário do Facebook para receber o “prêmio”. Entretanto, a Libra será lançada apenas em 2020, sendo este um possível golpe que circula pela web.
As criptomoedas são constantemente associadas a golpes, muito pela falta de conhecimento sobre este assunto atualmente. O Bitcoin, por exemplo, frequentemente é associado a uma série de golpes e pirâmides.
Airdrop e Faucet de Libra? Pode ser uma cilada
No caso da Libra do Facebook, o site UPLibra tem associado contas de Facebook a uma plataforma. Alguns usuários têm compartilhado links de referência pela internet e em grupos de whatsapp. Com a referência, estes usuários esperam que poderão ganhar Libra grátis, entretanto, a rede ainda não foi inaugurada.
No Twitter do UPLibra, apenas 500 usuários seguem o perfil, criado em agosto de 2019. A promessa de ganhos fáceis foi colocada apenas em um tweet, no último dia 31 de agosto.
Outra promessa é ganhar 3 Libras ao se cadastrar na plataforma, utilizando o login do Facebook. Além disso, a plataforma promete que “será possível ganhar muita Libra de múltiplas formas”. Neste caso, o airdrop e faucet de Libra são algumas das formas de ganhar a moeda.
Cabe o destaque que a Libra não possui uma rede para transações, logo não pode ser “ganhada”. Esta modalidade de golpe tende a ser popular enquanto as pessoas derem crédito a golpes do tipo. Finalmente, o alerta é conferir antes de confiar, afinal golpes parecidos com esse serão cada vez mais comuns em uma era de moedas digitais.