Poucas pessoas rodam um node de Bitcoin, aponta pesquisa

Medida é importante para manter segurança da rede!

Siga no
Rede Bitcoin (BTC)
Rede Bitcoin (BTC)

A rede Bitcoin (BTC) tem um protocolo de segurança descentralizado, ou seja, não possui um ponto único de falha. Dessa forma o consenso da rede Bitcoin trabalha com node e mineração, para garantir a segurança desta.

A mineração de Bitcoin é um dos pontos mais famosos do protocolo desta rede. Um dos motivos seria certamente o gasto energético que é necessário nesta atividade.

Ao se pensar em node, as pessoas quase não dão o mesmo valor do que a mineração, mesmo sendo tão importante quanto. Uma recente pesquisa inclusive veio mostrar que o cenário pode ser preocupante neste sentido.

Node de Bitcoin não é tão priorizado quanto mineração

Um node de Bitcoin é uma forma voluntária de ajudar a rede validar suas transações. Essa medida é muito importante, sendo fundamental ter muitos nodes, ou seja, quanto mais, melhor.

De acordo com uma pesquisa feita por Tuur Demeester, que obteve mais que 4 mil votos, as pessoas quase não possuem um node de BTC.

Isso porque, 60% dos respondentes afirmaram não possuir um node de Bitcoin e nem de Ethereum. A Ethereum também é uma criptomoeda, assim como o Bitcoin, com mineração Proof of Work e que utiliza node para validar as transações.

No caso da rede Bitcoin, 33% dos votantes afirmaram estar contribuindo com a rede neste sentido. Contudo, na rede Ethereum apenas 4% dos respondentes afirmaram estar com um node desta moeda. A rede Ethereum possui cerca de 7 mil nodes de acordo com a EtherNodes.

Dentre as opções, ainda tinha a alternativa para quem possuía node de ambas as redes. Neste caso, apenas 3% afirmaram possuir cópias das redes Ethereum e Bitcoin ao mesmo tempo.

São cerca de 9 mil nodes de Bitcoin no mundo todo

Em todo o mundo, são cerca de 9 mil nodes realizando cópias da rede Bitcoin. De acordo com o Bitnodes, 9,606 nodes já foram criados, sendo 25% deste valor estando nos EUA (2,468).

Além disso, na Europa uma grande quantidade de nodes também já foi criada, sendo a região que mais concentra essa atividade no mundo. Por lá, a campeã é a Alemanha, que possui 1,932 nodes (20% da rede).

A China é a oitava maior em presença neste campo, com apenas 279 nodes criados até aqui. Certamente o fato é interessante, visto que a China é o país que detém a maior parte da mineração de Bitcoin no mundo, com mais que 60% da rede no quesito.

O Bitnodes informa ainda que o Brasil possui apenas 34 nodes de Bitcoin, ou seja, está na posição 31 dentre todos os países.

Em uma década de existência, quase 10 mil “servidores” de Bitcoin já foram criados, garantindo a segurança da rede e mantendo uma cópia de todas as transações já realizadas. Ainda assim, a quantidade pode ser pouca ainda, devendo aumentar na próxima década na medida em que o Bitcoin se popularizar.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de...

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Últimas notícias

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...