Preço das placas de vídeo estão caindo junto com criptomoedas

A relação entre as criptomoedas e as GPUs já é antiga e causou até mesmo uma certa desavença entre entusiastas de criptos e dos gamers.

GPUs. Imagem: ShutterStock
GPUs. Imagem: ShutterStock

Desde que o criptomercado ganhou força, começou uma relação bem curiosa entre o interesse nas criptomoedas e o preço de diferentes peças de hardware para computador, principalmente as placas de vídeo (GPUs).

Curiosamente, agora que as criptomoedas estão em queda, os preços das placas de vídeo também estão diminuindo, mas ainda há um longo caminho para uma queda “significativa”.

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum atingiram seus preços mais baixos dos últimos meses esta semana, com o Bitcoin perdendo o suporte de US$ 40 mil e o Ethereum abaixo dos US$ 2.300, uma queda de 50% em ambas desde o topo histórico.

De acordo com um estudo do site Tom’s Hardware, a queda constante das criptomoedas nos últimos meses iniciou um processo em cadeia que está afetando os preços das GPUs, provavelmente porque o interesse na mineração também está caindo.

Preços de GPUs em queda

Como o site demonstra é possível ver uma queda de 4 a 10% no preço de algumas das placas de vídeo de última geração high end do mercado.

“Comparado com o último mês, nós agora estamos  vendo uma diminuição de 11% nos preços de placas de vídeo no eBay – e isso foi antes da mais recente queda das criptomoedas.”, diz o estudo.

Em média, quase todas as placas de vídeo caíram cerca de 5% ou mais, com algumas GPUs até mesmo com desconto de dois digitos. A RTX 3090, RTX 3080 (10GB) e a RX 6600, algumas das placas mais cobiçadas do mercado, caíram mais de 10%.

Curiosamente não foi só o preço que caiu, mas também as vendas, com praticamente todas as placas, tirando a RTX 3090 e a RTX 3070 Ti, vendendo menos na última semana do que no final de dezembro.

A relação entre placas de vídeo e criptomoedas

A relação entre as criptomoedas e as GPUs já é antiga e causou até mesmo uma certa desavença entre entusiastas de criptos e dos gamers.

Com as GPUs sendo uma das principais peças para a mineração de muitas criptomoedas, não é incomum que o aumento na mineração acabe levando a um aumento na demanda desses hardwares, o que aumenta muito o preço.

Recentemente a falta de GPUs chegou a afetar até mesmo os próprios mineradores, que apelaram para os notebooks gamers.  

A queda do criptomercado é muito maior do que a dos preços das GPUs, provavelmente por causa do mercado que existe entre os gamers. Mas com certeza é bem interessante ver a ligação entre esses dois lados da tecnologia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias