Presidente do Banco da Inglaterra sugere que criptomoedas estão com os dias contados

Para o presidente do Banco da Inglaterra, as criptomoedas atuais não vão durar.

Siga no

Durante um painel virtual de debate sobre moedas digitais em Davos, o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que uma moeda digital “duradoura” ainda não foi criada. Bailey não acredita que as criptomoedas existentes sejam boas o suficiente para durar, exigindo mais regulamentações para a classe de ativos digitais.

Os comentários foram feitos durante o painel do Fórum Econômico Mundial chamado “Redefinindo moedas digitais”. Bailey disse que as inovações recentes para a infraestrutura de pagamentos vieram para ficar e as moedas digitais têm um papel importante na eliminação de barreiras antigas, como velocidade e custo.

Contudo, disse, “as criptomoedas existentes não resolveram as questões de governança necessárias para serem usadas como moeda”.

Bitcoin está com os dias contados conforme a tecnologia se desenvolve, sugere presidente do Banco da Inglaterra

Bailey sugere que as moedas fiduciárias podem se tornar mais eficientes por meios digitais, ou seja, as chamadas moedas digitais de bancos centrais (CBDC). Mas não serão as criptomeodas que conhecemos, de acordo com presidente do Banco da Inglaterra.

“Chegamos ao que eu chamaria de design, governança e arranjos para o que posso chamar de moeda digital duradoura? Não, acho que ainda não chegamos, honestamente. Não creio que sejam as criptomoedas”.

A principal preocupação de Bailey é que as criptomoedas “não podem manter um valor estável atualmente.”

“Toda a questão de as pessoas terem a garantia de que seus pagamentos serão feitos em algo com valor estável… em última análise, vincula o banco ao que ele chama de moeda fiduciária, que tem uma ligação com o Estado.”

Quando questionado sobre a abordagem para regulamentar as criptomoedas, ele mencionou como prioridades garantir a estabilidade do valor, atacar usos criminosos e encontrar o equilíbrio quando se trata de privacidade.

Crítico antigo

Esta não é a primeira vez que Bailey mostra sua postura negativa em relação as criptomoedas, em particular, contra o Bitcoin. O atual presidente do banco da Inglaterra já havia afirmado que a “criptomoeda não estava relacionada a dinheiro.”

Ele disse também que “não existe garantia do valor do Bitcoin” e que quem tem a moeda digital deve se preparar para perder.

“Se você quiser comprar bitcoins, prepare-se para perder todo o seu dinheiro. Se quiser comprar, tudo bem, mas entenda que o que você tem não tem valor intrínseco”, disse Bailey logo após assumir o cargo no Banco.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Tesla. Imagem: Shutter Stock

Elon Musk diz que Tesla voltará a aceitar Bitcoin

A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis,...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Deutsche Bank diz que Bitcoin “passou dos limites” e não pode mais ser ignorado

A popularidade crescente do Bitcoin está incomodando governos e bancos centrais. A gota d'água foi a legalização da criptomoeda em El Salvador. De acordo...
Bitcoin Liberdade

Bitcoin, o novo Índice de Liberdade Econômica

Bitcoin pode ser a medida de liberdade mais neutra do mundo que nenhum país pode acusar de ter preconceito ocidental, ao contrário de alguns...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias