Presidente da SEC faz alerta sobre criptomoedas e ex-presidente diz que aprovação de ETFs é “inevitável”

Enquanto o atual presidente da SEC fazia alerta para investidores em criptomoedas, o ex-presidente da agência fez uma declaração impactante sobre o futuro dos fundos negociados em bolsa de Bitcoin.

Enquanto o mercado aguarda a decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre a aprovação dos ETFs de Bitcoin, o presidente da agência americana emitiu advertências para os investidores em criptomoedas.

Em uma série de postagens no Twitter na tarde desta segunda-feira (8), Gary Gensler ressaltou que muitas empresas que oferecem investimentos em criptomoedas podem não estar em conformidade com as leis.

Gensler destacou os riscos e a volatilidade das criptomoedas, mencionando casos de insolvência e perda de valor em grandes plataformas.

“Investimentos em criptomoedas podem ser arriscados e muitas vezes voláteis. Várias plataformas e ativos tornaram-se insolventes e/ou perderam valor. Os investimentos em criptomoedas continuam sujeitos a riscos significativos.” — disse ele.

Além disso, Gensler alertou sobre golpes, incluindo criptomoedas falsas, esquemas de pirâmide e roubo direto por promotores de projetos que desaparecem com o dinheiro dos investidores.

“Golpistas continuam a explorar a popularidade crescente das criptomoedas para atrair investidores de varejo para fraudes. Estes investimentos continuam a estar repletos de ofertas fraudulentas de moedas, esquemas Ponzi e de pirâmide, e roubo total onde um promotor do projeto desaparece com o dinheiro dos investidores.” — finalizou.

SEC tem até o dia 10 para aprovar ETFs de Bitcoin

As postagens do presidente da SEC não fornecem indicações diretas sobre a decisão da agência em relação à aprovação dos ETFs de Bitcoin. No entanto, os comentários destacam a postura cautelosa da SEC sobre os riscos do setor.

As preocupações expressas por Gensler sobre a falta de conformidade e as frequentes fraudes no mercado podem ser fatores influentes na decisão final da SEC.

A decisão sobre a aprovação dos ETFs de Bitcoin, prevista para ser tomada até a próxima quarta-feira (10 de janeiro), será um indicativo importante da direção regulatória da agência americana e, a postagem do presidente da SEC pode sugerir um adiamento.

Apesar disso, investidores reagiram aos comentários, argumentando que as postagens podem ser um indicativo de que a SEC quer que os investidores procurem investir em Bitcoin através de plataformas regulamentadas pela SEC, ou seja, os futuros ETFs.

Para especialistas do setor, a agência deve sim aprovar os ETFs nos Estados Unidos, com o Eric Balchunas, da Bloomberg, afirmando que existem apenas 5% de chances de a SEC reprovar ou adiar os fundos de Bitcoin.

Aprovação de ETFs de Bitcoin é ‘inevitável’

Enquanto o atual presidente da SEC fazia alerta para investidores em criptomoedas, o ex-presidente da agência fez uma declaração impactante sobre o futuro dos fundos negociados em bolsa de Bitcoin.

Jay Clayton, conhecido por seu papel na regulação de mercados financeiros, afirmou que a aprovação de um ETF Bitcoin à vista é “inevitável”, e que “não há mais nada para decidir”.

Clayton destacou que o mercado de negociação do Bitcoin evoluiu substancialmente, tornando-se mais robusto e eficiente, superando os desafios que antes eram vistos como barreiras à sua aceitação regulamentar.

Acho que a aprovação é inevitável, não há mais nada a decidir, o mercado de Bitcoin é robusto e eficaz o suficiente. Está muito melhor hoje do que há cinco anos.” — disse.

Além disso, o ex-presidente da SEC apontou que os avanços tecnológicos em áreas como custódia, criação e resgate de ativos estão pavimentando o caminho para este grande passo, não apenas para o Bitcoin, mas para o setor financeiro como um todo.

Ele enfatizou ainda que a infraestrutura necessária para sustentar um ETF de Bitcoin está quase pronta.

Com a expectativa de uma decisão da SEC até o final da quarta-feira, o mercado financeiro está atento. Segundo relatórios da Bloomberg, se aprovados, os ETFs Bitcoin à vista poderiam ser listados e começar a ser negociados já no próximo dia útil, marcando um divisor de águas para investidores tradicionais que buscam exposição ao Bitcoin através de veículos de investimento regulamentados.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias