Bitcoin é sem fronteiras, reconheceu o Presidente da SEC

Cooperação internacional para regular o Bitcoin.

Siga no
Bitcoin no mundo todo sem fronteiras
Bitcoin no mundo todo

Gary Gensler, presidente da SEC dos EUA, falou diante do parlamento europeu sobre a regulação do Bitcoin.

Na menção, disse que a moeda é sem fronteiras e cada vez mais importante na atual sociedade. E, com isso, começa a se formar uma “rede de informações” com a cooperação entre algumas das mais importantes autoridades do setor financeiro global.

Durante uma apresentação ao Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários (ECON) do Parlamento, feita através de uma reunião virtual, com transcrição disponibilizada pelo governo europeu, Gensler, que aparenta ser um defensor do Bitcoin, afirmou que essa área da tecnologia financeira é um catalisador de mudanças em diferentes campos.

“Eu gostaria de falar de outra área da tecnologia financeira: o campo dos criptoativos. Essa é uma classe de ativo com US$ 2,1 trilhões e é verdadeiramente global, não possui fronteiras ou barreiras, ela opera 24 horas por dia 7 dias por semana. Essa inovação tem sido e pode continuar sendo um grande catalisador para mudanças nos campos financeiros e do dinheiro.”

A apresentação descrita como uma “troca de visões” entre a autoridades de ativos financeiros dos EUA e o Parlamento Europeu demonstra que as aspirações de regulação do mercado de criptomoedas em diferentes países está ganhando cada vez mais força.

Gensler, que já defendeu a legalidade do Bitcoin anteriormente, também demonstra ser a favor de uma regulamentação mais direta, até mesmo do setor DeFi.

Segundo o The Block, durante parte do seu discurso, o presidente da SEC também destacou a semelhança entre as criptomoedas e o começo da popularização da internet.

“Eu acho que a transformação que estamos vivendo atualmente pode ser exatamente tão impactante quanto a internet em 1990.”

Europa quer entender como regular as corretoras de criptomoedas

Como é de se imaginar, uma das preocupações dos membros do parlamento é justamente sobre a proteção aos investidores e as possibilidades de ajudar os reguladores a garantir que as corretoras sigam as determinações impostas a elas.

Billy Kelleher, membro irlandês do parlamento, perguntou sobre como essas novas tecnologias poderiam ser aplicados nesse campo. Gensler respondeu que o importante é desenvolver uma combinação de soluções de hardware e software nas plataformas.

“Sim, existem tecnologias que podem ajudar as plataformas com sistemas de antilavagem de dinheiro e proteção aos investidores. Mas eu acho que é combinação de hardware e software nas plataformas, particularmente software e o que os corpos legislativos fazem como reguladores.”

A apresentação, que pode parecer simples, tem papel importante na globalização de planos de regulação do setor financeiro que está sendo encabeçada pela atual administração de Biden.

Com o tamanho da atual crise financeira global é fácil entender porque está havendo tantos esforços para a criação de regras do setor de criptomoedas — e principalmente as novas tecnologias que podem afastar o público do mercado tradicional.

Ainda assim, parece que as autoridades dos EUA estão “fragmentadas” em suas opiniões: enquanto Gensler busca a regulamentação e é mais amigável ao criptomercado, a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, é inimiga declarada do Bitcoin e das altcoins.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias