Prestes a lançar livro sobre Bitcoin, Christian Aranha segue de olho na comunidade

Entusiasta é um dos primeiros a prestar atenção em criptomoedas no Brasil e irá lançar material inédito em breve, confira o papo exclusivo que tivemos com ele.

-

Siga no
Anúncio

A comunidade Bitcoin no Brasil é antiga, mesmo assim, alguns dos primeiros entusiastas seguem firmes com o projeto. Um deles é Christian Aranha, que em conversa exclusiva com o Livecoins, afirmou que está lançando até um livro sobre Bitcoin.

Christian Aranha é um famoso empreendedor e pesquisador na área de Inteligência Artificial, Big Data e Blockchain. Além disso, é Doutor em Inteligência Computacional Aplicada pela PUC-Rio, Mestre em Estatística e Otimização, Engenheiro Elétrico e Bacharel em Psicologia.

Christian é pós-Doutor em Inteligência Artificial na FGV/RJ, e se mostra entusiasta de novas tecnologias. As criptomoedas são um tema que Aranha acompanha desde 2012.

Anúncio

Christian foi um dos pioneiros do movimento Bitcoin no Brasil, principalmente por ser da área de tecnologia e conseguir se aprofundar mais. Foi quando se aproximou novamente da academia e, de fato, promoveu a criação dos primeiros cursos de Big Data e Bitcoin no país, ministrando nas primeiras edições.

Christian Aranha é fundador da Entropia, projeto que trabalha com incubação de startups
Christian Aranha é fundador da Entropia, projeto que trabalha com incubação de startups – Reprodução

Entusiasta de tecnologia, professor e especialista, Christian Aranha é um dos primeiros a conhecer Bitcoin no Brasil ainda em 2012

Em 2002, Christian Aranha fundou e idealizou a parte tecnológica da Cortex Intelligence, uma das primeiras empresas de SaaS em Big Data do Brasil. Chamou a atenção da Microsoft e foi convidado para contar sua história no primeiro TEDxRio, renomado evento internacional de Tecnologia, Entretenimento e Design.

Desde então, Christian tem palestrado em diversas instâncias, seja no mercado ou no mundo acadêmico. Christian fez sua carreira em P&D nas respectivas áreas antes de fundar a Cortex, onde coordenou o núcleo de pesquisa até 2012, quando enfim conheceu o Bitcoin e saiu da empresa para fundar a Entropia – uma escola de empreendedorismo.

Christian Aranha é fundador da Entropia, uma escola para empreendedorismo
Christian Aranha é fundador da Entropia, uma escola para empreendedorismo – Reprodução

Criador de um curso de Bitcoin, em parceria até com a PUC-RJ, Christian relata que chegou a bater recordes de alunos por anos. Depois de algum tempo, foi estendido os ensinamentos para a blockchain Ethereum, que começava a fazer sucesso em 2016.

Em conversa com o Livecoins, Christian comentou sobre a Entropia, projeto que ajudou a desenvolver a equipe responsável pelo projeto EOSRio, que foi selecionada como a base da América Latina entre as vinte maiores do mundo para a blockchain global EOS. Projeto da empresa Block.one, a criptomoeda EOS ainda é responsável por um dos maiores ICO da história.

Entusiasta está envolvido com projeto de criptomoedas brasileiro Hathor Network

Depois do sucesso do Bitcoin, Ethereum e EOS, Christian afirma que está envolvido atualmente com primeira blockchain feita no Brasil, a Hathor. Ele participou dos primeiros passos e virou Board Advisor da Hathor.

Hathor Network é um projeto que o entusiasta brasileiro Christian Aranha acompanha
Hathor Network é um projeto que o entusiasta brasileiro Christian Aranha acompanha – Reprodução

1) A primeira blockchain feita no Brasil, Hathor, ela usa o consenso de mineração semelhante ao Bitcoin? Como as pessoas podem ter acesso a essa tecnologia atualmente? Ela já está negociada em alguma corretora?

Christian – Sim. Sua arquitetura é um híbrido de Bitcoin com IOTA/DAG. Quando o fluxo diminui ela se transforma em Bitcoin e quando acelera vira IOTA. No site hathor.network é possível conhecer mais sobre o projeto. Ainda não conseguimos colocar em nenhuma corretora, ela é muito nova.

A Hathor foi feita para ser global e tem por fundamento dois pilares importantes: tokenização e velocidade.

Entusiasta acredita no potencial das criptomoedas e vê aproximação de governos e Banco Central como um movimento bom para o Bitcoin

Apesar de ter trabalhado com o projeto EOS, e acompanhar até hoje as notícias sobre, Aranha afirma que atualmente é “mais fã da Tezos do que da EOS“. Em conversa com o Livecoins, o especialista antigo em Bitcoin no Brasil também falou sobre a aproximação de governos e bancos centrais com as criptomoedas, que julgou ser positivo.

Livecoins No cenário atual, como você vê a aproximação dos bancos centrais com a ideia de criar uma moeda digital própria?

Christian – Total. A China já está fazendo isso. E esse movimento só endossa o conceito de criptomoeda e com isso o Bitcoin (BTC).

Livecoins – Como você vê a iniciativa do governo federal de criar o governo digital com o ideal de uso de tecnologias emergentes como o blockchain e inteligência artificial que você é entusiasta? Você acredita que o Brasil pode se beneficiar dessas tecnologias?

Christian – É uma tendência inevitável. O Brasil tem tudo que precisa. O quando só depende da política.

Brasil Blockchain
Brasil Blockchain

Bitcoin e criptomoedas são principais interesses de Christian Aranha hoje, que irá lançar um livro em breve

Por fim, Christian Aranha lembrou que está lançando o livro Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro pela editora Valentina. O material certamente consolida todos seus conhecimentos de forma acessível até para o público leigo.

Christian apontou que seu livro pode ser um divisor de águas, porque no Brasil não há muito material acadêmico sobre as criptomoedas para uso da academia. Em resumo, o especialista relata que seu livro aborda um pouco de tecnologia, economia e mais, que julga importante para quem busca conhecimento no criptomercado.

Para os interessados no livro, que está em pré-venda, o primeiro capítulo foi disponibilizado gratuitamente.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...

Últimas notícias

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...