Primeiro site do Bitcoin criado por Satoshi Nakamoto completa 16 anos e comunidade relembra interface antiga

Parte não tão relacionada no calendário dos bitcoiners, primeiro site mostrava Satoshi focado em tecnologia.

A comunidade bitcoin se dedicou no final de janeiro de 2025 a lembrar de mais um ponto importante de sua história, que envolve a criação do primeiro site oficial da moeda digital.

Lançado por Satoshi Nakamoto em 31 de janeiro de 2009, o Bitcoin.org nascia com o propósito de apresentar a tecnologia ao mundo. Até os dias de hoje este é o site referência da comunidade que quer aprender sobre o tema, ou apenas baixar uma carteira segura de bitcoin.

De qualquer forma, a aparência dos primeiros dias mostra que Nakamoto estava concentrado na tecnologia do bitcoin. Ou seja, não havia um site bonito para a moeda, como lembrou o perfil de Peter Rizzo, um historiador bitcoiner.

Vale lembrar que, naquela época, não se discutia valor do bitcoin, apenas o funcionamento da sua tecnologia.

“Como era o primeiro site Bitcoin quando o preço era $0, exatamente 16 anos atrás.”

Antes de sumir, Satoshi delegou os cuidados do site ao Cobra Bitcoin, que é um importante nome desde então na comunidade.

Mudanças em primeiro site do bitcoin mostram evolução não só do protocolo, mas da comunidade

A comunidade ainda resgata imagens da época em sites que armazenam a história da internet. E com isso fica claro que não só a rede Bitcoin cresceu, mas também sua comunidade e importância.

Com versões traduzidas para o idioma português, o Bitcoin.org tem ajudado muitos iniciantes do bitcoin a entender melhor o tema.

Oferecendo conteúdos gratuitos e revisados pela comunidade, o projeto segue em um formato open-source, assim como deixado pelo seu criador.

Site já foi um dos alvos de faketoshi

Mostrando a resiliência de sobreviver ao longo dos anos como um site único, o primeiro local a apresentar o bitcoin ao mundo já foi alvo até de processos na justiça.

Isso porque, o Faketoshi, Craig Wright, ingressou com um processo no Reino Unido contra Cobra e o Bitcoin.org, alegando que ele era o verdadeiro Satoshi Nakamoto e que o site estava utilizando “seu conteúdo” sem autorização.

Como o processo exigia que Cobra revelasse sua identidade para se defender das acusações, e ele preferiu não fazer isso, Wright venceu a disputa. Assim, até os dias de hoje os moradores do Reino Unido não conseguem acessar o Whitepaper do Bitcoin em seu site oficial, visto que a justiça impede o acesso.

Mesmo sob ataque, o site é um dos legados de Satoshi Nakamoto, que segue intacto e evoluindo com o tempo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias