Projeto de lei quer interromper negociações da Bolsa (B3)

Para salvar a vida dos traders!

Siga no
Bitcoin na Câmara dos Deputados - Projeto de Lei
Bitcoin na Câmara dos Deputados

Com queda de 30% no ano, conforme apurado nesta quinta (30), o Ibovespa mostra que o cenário das ações brasileiras está horrível. Ao ver isso, um deputado correu para protocolar um projeto de lei que visa interromper as negociações da bolsa brasileira, a B3, por 120 dias.

Isso porque, para o Deputado Paulo Sérgio Ramos Barboza, do PDT-RJ, a Bolsa tem oferecido risco para a vida dos traders. Sua proposta visa “interromper as atividades do mercado de ações, títulos ou valores mobiliários, como forma de conter a disseminação da Covid-19“.

De acordo com o deputado Paulo Sérgio, a vida dos operadores da bolsa corre risco, e eles devem permanecer em casa. O projeto tramita na Câmara dos Deputados, segundo informações da Agência Câmara de Notícias.

cpi-criptomoedas
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Projeto de lei quer interromper negociações da bolsa de valores brasileira, a B3, para salvar vida dos traders

A vida dos traders corre risco de acordo com o deputado Paulo Sérgio (PDT-RJ). Para isso, a única forma de sálva-los é interromper, por 120 dias, as negociações da B3, conforme projeto de lei 1498/20 que apresentou na Câmara dos Deputados.

Não obstante, a perda dos traders no ano pode ser alta, uma vez que o índice de referência, o Ibovespa, caiu 30% em 2020. Para quem acompanha o índice há um ano, as perdas são de 15%, ou seja, nada fácil esse mercado.

Em sua proposta, Sérgio Ramos apontou que há duas justificativas para a paralisação da bolsa por quatro meses. A primeira é que os operadores devem ficar em suas casas, ou seja, em home office. Com o uso de home brokers atualmente os operadores operam na B3 a distância, logo, essa justificativa é um tanto quanto estranha.

Nova rede social, Bitfinex Pulse promete agitar pulsação arterial dos traders
Promete agitar pulsação arterial dos traders

A segunda é que com as sucessivas quedas no índice da Bolsa, a população tem ficado mais em pânico com a pandemia. De acordo com a Agência de Notícias da Câmara, o projeto será tramitado na casa.

Essa tendência é causada majoritariamente por movimentos de especulação que provavelmente não correspondem à realidade econômica do País, podendo retroalimentar o pânico em torno de uma paralisação brutal da economia brasileira

Bitcoin tem valorização extrema em 2020, mesmo com crise nas bolsas

No caso do Bitcoin, que é conhecido por muitos como uma moeda digital extremamente volátil, o cenário é o oposto. Além de nunca fechar, com corretoras abertas 24 horas, inclusive feriados, funciona com home brokers pela internet, e já valoriza 22% em 2020.

Em outro ponto, com corretoras espalhadas por vários países, mesmo que um projeto de lei, certamente ousado, afete as plataformas no Brasil, no restante do mundo continuaria a funcionar.

Bitcoin
Imagem Cortesia do Flickr

Esse é inclusive, um dos motivos que técnicas como Circuit Breaker não funcionam para a moeda, que tem seu preço definido verdadeiramente pelo mercado e sem intervenções governamentais.

De fato, propostas de lei como a apresentada pelo deputado Paulo certamente reforçam os motivos que levaram Satoshi Nakamoto a criar o Bitcoin. Com tantas interferências governamentais, o Bitcoin surge em 2020 com o principal ativo em prol da liberdade, com seu halving em dez dias.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Corretora Brasileira Mercado Bitcoin

Mercado Bitcoin contrata JPMorgan e prepara IPO

O Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas do Brasil vai seguir os planos da americana Coinbase e começou a se preparar para abrir capital...

Imóveis nos EUA são vendidos acima do preço ofertado

A Redfin, agente imobiliário listado na bolsa Nasdaq, informou que o mês de março foi recorde nas 400 regiões metropolitanas em que atua. Na...
Gráfico do Bitcoin com preço em crescimento alta

Bitcoin renova máxima história e supera US $ 63 mil

Na manhã desta terça-feira (13), o preço do Bitcoin ultrapassou a marca de 63 mil dólares pela primeira vez na história . A criptomoeda...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias