Um novo projeto de lei no Estado do Texas, nos EUA, quer proibir uma versão de CBDC de Dólar no país, após o Fed indicar que pretende lançar sua própria moeda digital. O deputado Giovanni Capriglione é o responsável pela apresentação do PL.
De acordo com ele, os texanos correm o risco de perderem sua liberdade caso uma moeda digital do banco central chegue ao mercado.
Via Twitter, o parlamentar diz entender que uma CBDC não é um dinheiro de verdade, prometendo lutar contra a medida que julga autoritária. Em sua publicação, ele ainda coloca uma hashtag do bitcoin em destaque.
“Uma CBDC liderada pelo governo é uma ameaça à liberdade de todos os texanos. Como autor do projeto de lei da UCC, garantirei que o Texas torne explícito que uma moeda digital de propriedade do governo nunca será considerada “dinheiro”.”
A government-led CBDC is a threat to the liberty of all Texans. As the author of the UCC bill, I will ensure Texas makes it explicit that a government owned digital currency will never be considered "money". #txlege #bitcoin #CBDC pic.twitter.com/fnakOfgSuX
— Giovanni Capriglione (@VoteGiovanni) March 16, 2023
O que diz o projeto de lei nos EUA que quer proibir o dólar digital
De acordo com o novo projeto de lei, o banco central dos EUA estuda uma forma de criar uma moeda digital sob seu controle. No entanto, a autoridade monetária não deixou claro os riscos inerentes a inovação para a população.
Entre os temas que preocupam o parlamentar, questões como privacidade e segurança cibernética ainda não estão totalmente esclarecidas.
O político ainda disse que a chegada da nova moeda digital pretende criar uma vigilância do governo sem precedentes na história. Além disso, em seu próprio projeto de lei, ele deixa claro que o controle sobre o dinheiro privado e suas transações corre riscos.
“Líderes globais estão preocupados com ameaça e estabilidade de CBDCs”
O projeto de lei do Texas ainda lembra que a preocupação com o assunto de CBDCs é um tema que causa arrepios em vários países, principalmente entre líderes.
Assim, riscos cibernéticos e de estabilidade financeira em CBDCs podem colocar em risco a segurança de uma nação e seu sistema financeiro, indica o projeto de lei.
A coleta de dados de transações em órgãos centralizados colocam em risco a privacidade e riscos de segurança, podendo colocar intrusos de dados em posse dos dados dos usuários do próprio sistema financeiro.
Com isso, preocupados com a segurança da população dos EUA, parlamentares do Texas apresentaram o novo projeto de lei que se opõe a criação de uma CBDC de Dólar e pode moldar futuras discussões sobre o assunto.
“CONSIDERANDO QUE, a implementação de um CBDC faria inúmeras Cidadãos dos EUA são mais vulneráveis à supervisão federal intrusiva e ameaças à segurança; agora, portanto, seja RESOLVEU-SE que a 88ª Legislatura do Estado do Texas expressa sua oposição à criação de um banco central moeda digital.”
Vale lembrar que no Brasil, o Banco Central estuda uma versão do Real digital, que iniciou o piloto em março de 2023 e pretende entregar uma nova moeda até o fim de 2024.