Satoshi Island. Fonte: Redes sociais/Reprodução.
O Satoshi Island, projeto de NFT que queria comprar uma ilha e habitá-la com investidores, anunciou o encerramento de suas atividades. Segundo o texto, eles não conseguiram demonstrar evolução nos últimos três anos e por isso tiveram seu contrato anulado.
A ideia de criar micronações ganhou força com a chegada do Bitcoin, mas até o momento poucos projetos avançaram.
Um dos poucos projetos que sobrevive até então é a República Livre de Liberland, entre a Croácia e a Sérvia, que recentemente implementou um sistema de eleições com blockchain.
A descrição da própria Satoshi Island aponta que o projeto tinha a missão de desenvolver uma rede de infraestrutura física descentralizada (DePIN) com práticas de desenvolvimento sustentável.
Isso incluiria construção modular, energia renovável, bem como jardins comunitários, e redes Wi-Fi descentralizadas.
“Estamos construindo uma comunidade em uma ilha privada em Vanuatu, onde as pessoas podem possuir terras usando NFTs (isso mesmo, propriedade digital!). É como um bairro de outro nível para quem curte cripto, sustentabilidade e criar algo incrível em conjunto”, escreveram os líderes do projeto no mês passado.
Segundo a Wikipedia, a ilha em questão também é chamada de Lataro, possui 3,22 km², e um investidor britânico detém seus direitos de concessão.
No entanto, o projeto foi descontinuado na última quinta-feira (3) por falta de evolução.
“Com efeito imediato, todas as negociações (compra ou venda) de ativos digitais da Satoshi Island, incluindo os NFT Deeds, devem cessar. Informamos que o contrato de licença entre a Satoshi Island DAO LLC e os proprietários da ilha privada em Vanuatu foi suspenso devido ao descumprimento de cláusulas essenciais do contrato de arrendamento de terras.”
O texto aponta que:
“Como resultado dessas violações, a utilidade anteriormente associada aos NFT Deeds de Satoshi Island não é mais válida ou reconhecida”, continua o texto.
IMPORTANT NOTICE – 03 JULY 2025 SUSPENSION OF SATOSHI ISLAND DIGITAL ASSET UTILITY
Effective immediately, all trading (buying or selling) of Satoshi Island digital assets, including NFT Deeds, must cease.Please be advised that the license agreement between Satoshi Island DAO…
— Satoshi Island (@satoshiisland) July 3, 2025
O preço dos NFTs que ofereciam terrenos na ilha despencou rapidamente. Segundo dados da OpenSea, os valores mínimos caíram de 0,049 ethers (R$ 700) no fim de junho para somente 0,0073 ETH (R$ 104) após o anúncio, uma queda de ~80%.
Na teoria, os NFTs pareciam uma boa ideia. Como pode ser visto na imagem abaixo, cada um deles dava acesso a uma parte da ilha.
No entanto, a ideia nem sequer saiu do papel, ou dos NFTs, nesse caso.
Mais fotos da ilha,que parece ser um local paradisíaco, mas sem nenhuma infraestrutura, podem ser encontradas no X do projeto.
Comentários