“Golpes estão chegando. Tenha cuidado”, adverte o famoso educador, e empreendedor do Bitcoin, Andreas M. Antonopoulos. O aviso é direcionado para aqueles que estão entrando no mundo das criptomoedas, já que eles são os mais fáceis de serem enganados pelos golpistas.
Com o FOMO (medo de perder oportunidade) estando “no ar” como ele disse, muitas pessoas são atraídas para o mercado de criptomoedas e estão se juntando sem o conhecimento necessário para evitar golpes muito óbvios. Antonopoulos enfatiza três pontos em discussão no Twitter:
- “Promessas de lucro garantido são ponzi;
- Ter que “recrutar” um “afiliado” são esquemas de pirâmide;
- ICOs / IEOs são 99,99% esquemas de pump-and-dump.”
Influenciadores digitais promovem golpes
Antonopoulos também observa a ascensão de influenciadores na criptosfera e adverte que, como é comum em todas as outras indústrias, muitos influenciadores são mais frequentemente pagos por endosso e não necessariamente compartilham seus pensamentos honestos. Eles fazem reviews objetivos de tudo o que eles são pagos para promover.
As tentativas de golpes começaram novamente cerca de um mês atrás, disse Antonopoulos, com a última vez sendo de agosto a dezembro de 2017. “A queda de preço das criptomoedas fez com que alguns golpistas fossem embora, mas agora eles estão de volta.” É provável que todos golpes usarão o FOMO atual – e é um mega FOMO, pode-se dizer, com três elementos principais (e correlacionados):
- O mercado de criptomoedas viu o anúncio da moeda Libra e da carteira Calibra do Facebook, enquanto algumas empresas do setor estão entrando no jogo do Facebook, particularmente através da Associação Libra. Houveram inúmeras previsões sobre o enorme impacto que isso poderia ter para as criptomoedas em geral, tanto a médio quanto a longo prazo, aumentando a adoção e a conscientização.
- Isso não é tudo, pois o Bitcoin trouxe uma ampla gama de previsões próprias. Ao atingir o marco de US $ 9.000 este ano, existem inúmeros especialistas prevendo que seu preço continuará subindo para US $ 25.000, US $ 30.000, US $ 40.000 e mais Tyler Winklevoss, CEO da Gemini, twittou ontem que se o Bitcoin superar o valor de US $ 10.000, vai facilmente chegar a US $ 15.000, já que “superar 10k fará com que pareça mais” real “para muitas pessoas.” E enquanto o Bitcoin sobe, outras moedas provavelmente também subirão.
- As principais empresas que tradicionalmente existiam fora da criptosfera agora estão entrando nela.
Tudo somado – uma tempestade perfeita do FOMO.
Em resposta ao tópico de Antonopoulos, Daniel Smith, fundador da Coinbound, agência de marketing de criptomoedas, argumenta que o marketing de influenciadores é válido e que as organizações de estratégia em rápido crescimento estão levando-as mais a sério dentro e fora da industria. “O uso de influenciadores em um plano de marketing não é uma indicação de intenção maliciosa. Dito isso, a divulgação é muito importante”, diz Smith.
Estima-se que os golpes de criptomoedas e furtos privaram a comunidade global de US $ 1,7 bilhão no total em 2018. No entanto, apesar de essa qualificação ser decididamente má notícia, alguns agentes do setor argumentam que essa perda também deve ser reconhecida como uma oportunidade valiosa para a indústria a crescer.
E talvez a maior razão seja que, como a breve história das criptomoedas, fraudes e roubos têm sido um fator significativo na pressão por uma regulação robusta ao mercado.