A empresa Proton, famosa por criar o ProtonMail, chega ao Brasil com possível suporte a negociações de criptomoedas, inclusive de compra e venda em uma plataforma.
Com sede em Genebra, na Suíça, a Proton AG tem vários serviços para usuários da internet se destacando pelo e-mail criptografado de ponta-a-ponta e VPN.
Essas ferramentas são essenciais para quem busca uma maior privacidade pela internet, lema defendido pelo próprio movimento Cypherpunk, que tiveram seus membros responsáveis pela criação conceitual e técnica do Bitcoin, visto que Satoshi Nakamoto era um.
De código-aberto, as ferramentas também carregam o lema da transparência desde 2013, quando seus criadores se conheceram no Cern, local onde nasceu a internet.
Proton pede registro no Brasil citando criptomoedas
A suíça Proton AG pediu um registro de marca no Brasil colocando em destaque as criptomoedas, ao lado de um possível serviço de autenticação de usuários usando a tecnologia blockchain.
Esse pedido foi feito ao INPI, mostrando que a empresa busca uma expansão e uso de sua marca no país. Entre os possíveis serviços que serão oferecidos, estão o consultoria em cibersegurança, software que permite pagamentos com criptomoedas, além de opções de privacidade, encriptação, entre outros.
Chama atenção ainda que a empresa citou suporte tokens não-fungíveis, que são os famosos NFTs, algo que ainda não havia sido declarado pela empresa o suporte.
“Serviços de software como serviço (SaaS) com software para uso em eletronicamente criar, acessar, negociar, armazenar, enviar, receber, aceitar, transmitir, processar, comprar, vender, fazer câmbio com, fazer transação com, visualizar e gerenciar cripto-colecionáveis, ativos digitais, arte digital e tokens não fungíveis; Serviços de software como serviço (SaaS) com software para uso como carteira digital e carteira de criptomoedas“.
Ao todo, foram feitos mais de 3 registros da empresa no país nos últimos dias declarando suporte a criptomoedas, o que indica uma ampla adoção ao setor.
Doações e compras com criptomoedas
É importante lembrar que esse é um importante serviço que já aceita criptomoedas há alguns anos, principalmente em doações, quando o ProtonMail aceita Bitcoin e mais criptomoedas, como Ethereum, DAI, entre outras.
Além disso, para apoiar o desenvolvimento dessa solução, interessados podem comprar itens na loja virtual da Proton, pagando em criptomoedas por todo o processo. A única ressalva é que a empresa deixa claro que compras com criptomoedas não permitem estorno.
Não está claro o que muda com o registro de marca da empresa no Brasil, mas mostra que a empresa segue atenta a usuários do país.