Quadrilha tenta sequestrar investidor de Bitcoin em São Paulo

Investidores de Bitcoin no Brasil devem redobrar cuidados com segurança pessoal.

Siga no
Tentativa de sequestro de investidor de Bitcoin
Tentativa de sequestro

A justiça do Estado de São Paulo procura os integrantes de uma quadrilha que tentou sequestrar um investidor de Bitcoin na capital. O caso foi publicado no Diário da Justiça de São Paulo nesta terça-feira (6), revelando o nome dos autores que seguem foragidos da justiça.

O suspeito deverá se manifestar em até 10 dias por escrito, onde poderá ainda explicar mais detalhes sobre a acusação a que lhe é imputada. O caso mostra que os investidores de Bitcoin seguem sendo ameaçados no Brasil.

Justiça procura quadrilha suspeita de tentar sequestrar investidor de Bitcoin em São Paulo

Com a alta do Bitcoin, muitas pessoas que são conhecidas por investir nessa tecnologia passaram a ter seu patrimônio alvo de bandidos armados. Em várias situações, os investidores da criptomoeda podem sofrer perseguição de criminosos.

No estado de São Paulo, por exemplo, no dia 13 de março de 2020, por volta das 21h30min, na Rua Firmiano Pinto, 36, no Brás, cinco pessoas abordaram um investidor de Bitcoin.

Um deles foi identificado como “Mosquito”, outro como “Gugu”, e três pelos seus nomes. De acordo com os relatos públicos sobre o caso, eles abordaram a vítima tentando fazer com que ele entregasse seu celular e efetuasse a transferência de Bitcoin para eles.

Armados e fazendo graves ameaças, os homens queriam obter vantagem econômica com sua ação criminosa.

“Previamente ajustados, agindo em concurso de agentes e unidade de desígnios, mediante grave ameaça, com restrição da liberdade da vítima, emprego de arma de fogo e com o intuito de obter para proveito comum indevida vantagem econômica, tentaram constranger a vítima [Nome] a entregar seu celular e a autorizar transferência de bitcoins”.

Contudo, por um motivo que não foi divulgado pela justiça de São Paulo, eles acabaram não conseguindo concluir o roubo, por “circunstâncias alheias a suas vontades“.

A Justiça Pública ofereceu denúncia contra quatro suspeitos de participar da ação, “citando-os para apresentarem respostas à acusação, bem como para se virem processados, até final julgamento, quando deverão ser condenados, ouvindo-se, oportunamente, as vítimas e testemunhas a seguir arroladas“.

Como os suspeitos não foram encontrados em suas residências, a publicação no Diário da Justiça de São Paulo indica que eles deverão se manifestar agora no prazo de 10 dias após a publicação, feita nesta quarta-feira (6).

Caso sejam condenados no Artigo 158 do Código Penal, eles poderão pegar de quatro a dez anos mais multa, com agravante de um terço da pena caso seja identificado ser atuação com mais de uma pessoa, podendo ainda somar penas com o Artigo 159 caso identificado que houve restrição de liberdade da vítima.

Investidores de Bitcoin no Brasil devem redobrar cuidados com segurança pessoal

Vale notar que nas últimas semanas a Polícia Militar de São Paulo atuou em um caso de tentativa de sequestro, que deveria acontecer em Campinas, cidade próxima da capital do estado. Naquela ação, os criminosos eram policiais militares do Rio de Janeiro, que furtaram um carro e tinham como um alvo um investidor de Bitcoin que teria mais de R$ 1 milhão em sua posse, mas tiveram seu crime cancelado pela atuação dos agentes.

Esses casos mostram que há uma clara intenção de criminosos em praticar crimes contra investidores de criptomoedas, que devem tomar cuidados com a exposição pública de seus patrimônios para evitarem ser alvos dessas quadrilhas especializadas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...

FCA faz alerta para “jovens” que investem em criptomoedas

Segundo relatório publicado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, a maior parte dos jovens faz investimentos arriscados por conta da competição...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias