Olá,
O valor do Bitcoin nas últimas semanas tem oscilado entre USD 7.000 e USD 8.000 (em torno de R$ 30.000,00 aqui no Brasil), e ainda que alguns picos façam a cotação subir um pouco, logo depois o mercado volta a cair para essa faixa de valores.
O que podemos esperar para o Bitcoin nos próximos meses?
Segundo Alisa Gus, CEO da WishKnish, uma plataforma baseada em Blockchain para a construção de soluções de gamificação e marketing social localizada na Virgina, Estados Unidos, a cotação do Bitcoin deve finalmente superar USD 10.000 no mês de julho, o que representa um crescimento de mais de 40% sobre o valor de 01 de junho.
E Gus vai além, ela acredita que o valor da moeda pode alcançar USD 25.000,00 até o final deste ano, confirmando a expectativa de crescimento se nenhuma notícia ruim interromper essa trajetória.
As previsões positivas sobre o futuro do Bitcoin parecem estar por todos os lados. Para o portal CryptoCoinsNews, Robert Sluymer (Fundstrat Global Advisors) declarou que “o preço do Bitcoin atingiu a baixa do ano e em breve vai começar um novo rally, como a Fênix mítica surgindo das cinzas”.
Tomas Salles (Analista Técnico da FXStreet) publicou no portal de notícias britânico Express algumas previsões otimistas também para o preço futuro do Bitcoin. Segundo o analista, “não há razões para se preocupar, pois esta é uma oportunidade para ver um crescimento menos explosivo, mas muito mais sustentável”, comentando sobre o futuro do preço do Bitcoin.
Salles complementa sua análise reforçando que “com o mercado das criptomoedas se consolidando, um comportamento menos volátil é um fator importante para um mercado sólido em crescimento”.
Não vamos esperar um crescimento tão acelerado quanto em 2017, mas a expectativa para o preço do Bitcoin PARECE favorável ao longo de 2018.
No momento em que este artigo é escrito, a cotação do Bitcoin está em USD 7.438 e o valor de mercado em USD 127 bilhões de dólares. Apenas para fins de comparação, o valor de mercado dos principais ativos financeiros disponíveis (ver quadro abaixo) soma USD 419,1 trilhões de dólares, e uma simples análise nos diz o seguinte:
Se 0,1% do dinheiro que está investido nos ativos financeiros tradicionais migrar para o Bitcoin até o final deste ano, o valor do Bitcoin aumenta mais de 3 vezes o seu valor atual, e alcança os USD 25.000,00 que os especialistas estimam ser possível alcançar ainda em 2018.
Fica uma última análise: o mercado das criptomoedas parece estável e cada vez mais consolidado, os investidores estão aumentando a confiança na valorização destes ativos, e o mercado parece estar preparado para uma nova corrida. Que assim seja!
Fontes: Money Morning, Express, CryptoCoinsNews