Com o Bitcoin abaixo dos US$ 30 mil, o mercado está receoso, agitado e, como sempre, os investidores ligaram o alerta. É inegável que estamos passando por um período de baixa e que tem até indícios de que ele pode durar um certo tempo.
O Bitcoin caiu mais de 54% desde a sua alta histórica (ATH) em abril deste ano. Mas não é só a maior criptomoeda do mundo que está passando por um momento fraco.
A queda em todo o mercado está generalizada, o que confirma que estamos passando por um “mini-inverno” no setor. Como muitas altcoins têm uma forte correlação com o Bitcoin, muitas estão caindo e até desvalorizando mais.
Quais criptomoedas caíram mais que o Bitcoin desde sua respectiva alta histórica?
Charlie Bilello, fundador e CEO da Compound Capital Advisors, destacou em uma publicação feita em seu Twitter quais foram as criptomoedas que caíram mais que o Bitcoin durante 2021.
A porcentagem, no exemplo de Bilello, é em relação ao ATH de cada uma durante esse ano, que aconteceram em momentos distintos.
Crypto, % below 2021 high
Bitcoin $BTC: -54%
Cardano $ADA: -55%
Ethereum $ETH: -59%
Solana $SOL: -59%
Binance $BNB: -61%
Uniswap $UNI: -66%
XRP $XRP: -72%
Chainlink $LINK: -73%
Stellar $XLM: -73%
Litecoin $LTC: -73%
BitcoinCash $BCH: -75%
Dogecoin $DOGE: -77%
Polkadot $DOT: -78%— Charlie Bilello (@charliebilello) July 19, 2021
Enquanto o Bitcoin caiu por volta de 55%, outras desvalorizaram ainda mais, com projetos como Dogecoin e Polkadot, por exemplo, caindo muito além da casa dos 70%.
A visão é bastante pessimista para os investidores, principalmente para aqueles que entraram no mercado durante o ATH (algo extremamente comum desde 2017).
Com isso, as criptomoedas trouxeram uma perda de capital muito grande para quem entrou no mercado quando bitcoin era negociado por US$ 60 mil. Claro que isso levou muitos críticos do Bitcoin a aparecerem mais uma vez.
Um desses casos foi o de Peter Schiff, que sempre que o Bitcoin cai, aparece para maldizer o ativo digital.
“Hoje os ativos de risco caíram com investidores aproveitando para se proteger em suas reservas de valores de escola. O Yen japonês, o Franco suíço, o Dólar dos EUA, os Títulos Públicos e o Ouro negociaram em alta durante o dia. Você notará que investidores não buscaram refúgio no Bitcoin, já que ele é um ativo de risco e não uma reserva de valor.”
Today as risk assets tanked investors took shelter in their safe haven of choice. The Japanese yen, Swiss franc, U.S. dollar, Treasuries, and #gold all traded higher on the day. You will notice that investors didn't seek refuge in #Bitcoin, as it's a risk asset not a safe haven!
— Peter Schiff (@PeterSchiff) July 19, 2021
O preço no longo prazo fornece outra visão
Enquanto muitos estão falando sobre as quedas em relação a ATH de 2021, muitos estão pensando em períodos maiores, considerando os ganhos de longo prazo de cada moeda, já que não é justo comparar apenas com a mais recente ATH.
O CEO da Binance Changpeng Zhao, por exemplo, respondeu ao tweet de Bilello sugerindo uma análise em relação aos últimos 365 dias.
Alguém obteve a resposta que acabou dando um aspecto diferente para o criptomercado todo, com o Bitcoin operando com ganhos de 225%.
Crypto, % change in last 365 days
Bitcoin $BTC: +225%
Cardano $ADA: +800%
Ethereum $ETH: +645%
Solana $SOL: +2.6k%
Binance $BNB: +1.4k%
Uniswap $UNI: +385%
XRP $XRP: +170%
Chainlink $LINK: +90%
Stellar $XLM: +116%
Litecoin $LTC: +155%
BitcoinCash $BCH: +77%
Polkadot $DOT: +301%— Suraj Narang 🌞 (@SurajNarang28) July 20, 2021
Nesse caso temos uma “briga” entre duas crenças diferentes, aqueles que acreditam que o mercado de criptomoedas está passando por uma nova formação de um fundo, antes de buscar novos recordes, enquanto outros imaginam que essa é a prova de que o Bitcoin e “sua turma” não são bons investimentos.
Para todos os casos, é importante tomar muito cuidado com qualquer investimento feito, com um gerenciamento de risco adequado a sua visão deste mercado.