Quanto tempo durará o inverno das criptomoedas, de acordo com a Grayscale Investment

Embora apresentem ligeiras diferenças em seus tempos de duração e porcentagens de ganhos e perdas, os três grandes ciclos do Bitcoin são muito semelhantes. Como exemplo, 2014 foi marcado por uma queda de 73%, 2018 por uma de 84% e atualmente por outra de 72%.

bitcoin winter
bitcoin winter

Conforme o preço do Bitcoin é guiado por ciclos, um estudo da Grayscale está usando ciclos passados para tentar determinar quando acabará o atual ciclo de baixa e quanto tempo levará para que o Bitcoin volte aos seus tempos de glória.

Como exemplo, entre 2012 e 2015, investidores vivenciaram um bear market de 391 dias. Já entre 2016 e 2019, as baixas duraram um pouco menos, 364 dias. Enquanto isso, no ciclo presente, estamos há 222 dias do topo histórico de novembro de 2021, e o fundo já pode estar no passado.

Portanto, agora os olhos estão voltados para uma possível mudança de rumos que possa levar o Bitcoin de volta aos gloriosos US$ 69.000. Contudo, isso pode levar mais de três anos.

Bitcoin pode enfrentar mais 7 meses de queda ou lateralização

Embora apresentem ligeiras diferenças em seus tempos de duração e porcentagens de ganhos e perdas, os três grandes ciclos do Bitcoin são muito semelhantes. Como exemplo, 2014 foi marcado por uma queda de 73%, 2018 por uma de 84% e atualmente por outra de 72%.

Entretanto, o Bitcoin conseguiu reverter este quadro todas às vezes, deixando críticos sem argumentos. Sendo assim, a análise da Grayscale espera que este padrão se repita no futuro.

Os três grandes ciclos do Bitcoin. Fonte: Grayscale.

Mesmo que isso pareça otimista, a Grayscale aponta que ainda podemos ver mais quedas — ou pelo menos uma lateralização — antes de uma retomada de preços. Em outras palavras, 2022 pode ser mais um ano para ser esquecido pelos investidores de Bitcoin.

“O Bitcoin está 222 dias abaixo da máxima histórica, o que significa que podemos ver outros 5 a 6 meses de movimento de preços para baixo ou lateral.”

Topo histórico só em 2025

Seguindo com a comparação acima, a Grayscale estima que o Bitcoin possa voltar aos 69 mil dólares apenas no segundo semestre de 2025. Contudo, a espera pode levar a pena, afinal investir hoje poderá multiplicar seu capital em mais de três vezes neste período.

Além dos preços crescentes entre estes ciclos, também podemos ver um grande aumento no valor transacionado na rede do Bitcoin. Ou seja, isso mostra que seu preço está ligado ao seu uso, ao contrário do que críticos pensam.

“Embora o preço do Bitcoin tenha flutuado ao lado dos ativos financeiros tradicionais durante a incerteza do mercado, a rede subjacente continua a operar conforme projetado.”

Valor transacionado na rede do Bitcoin (em trilhões de dólares). Fonte: Grayscale.

Portanto, embora acontecimentos passados não sirvam como uma bola de cristal para prever o futuro, estes podem servir como complementos para investidores interessados em criar a sua própria estratégia de investimento.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias