Foi lançado no último dia 12 de dezembro pela Research and Markets, o Relatório Quantum Inteligence, na tradução “Inteligência Quântica: Computação Quântica e Inteligência Artificial 2018 – 2023”, do qual cita a tecnologia blockchain e criptografia.
O relatório já está a venda para o público a partir de £ 2.736 na versão single user, do qual o cliente recebe o arquivo pdf do estudo na íntegra. São quatro versões de licenças disponíveis no website.
O estudo Quantum Inteligence contempla os assuntos de Computação Quântica (CQ) e Inteligência Artificial (IA), e faz um estudo do impacto dessas tecnologias em relação a outras como IoT, Blockchain, Big Data, Cidades Inteligentes e muito mais.
Na questão da computação quântica, o estudo analisou dados de diversos países, e fornece previsões globais e regionais, bem como as perspectivas de impacto da computação quântica em hardware, software, aplicativos e serviços, no período de 2018 a 2023. O Brasil ganhou um tópico no levantamento de dados.
Neste quesito do relatório, os tópicos que abordam sobre blockchain no relatório são os seguintes: Mercado de Computação Quântica em Rede Blockchain, com subtópico de Fontes de Receitas; Mercado de Computação Quântica da América do Norte, Europa, Oriente Médio e América Latina por Fonte de Receita, Tecnologia, Indústria Vertical, IA e Chipsets, Nuvem, 5G, IoT, Edge, Blockchain, Cidade Inteligente, Big Data, HPC e País.
Já em relação ao tema de Inteligência Artificial o tema é abordado como Aplicações em AI e Use Cases, com o tópico Blockchain e Tecnologias Cripto.
O relatório foi realizado por uma empresa referência em estudos de mercados ligados a tecnologia, chamada Research and Markets, e dá uma visão global do cenário de CQ e IA para demais interessados no assunto. Ver a blockchain sendo alvo de interesse em um estudo desta magnitude é positivo ao mercado, pois traz entendimento dos potenciais riscos que podem surgir para as criptomoedas.
No Brasil, o pesquisador brasileiro e entusiasta cripto Avelino Morganti, escreveu no Medium um relatório de sua visão sobre o impacto da computação quântica nas criptomoedas.
Uma das preocupações de alguns críticos de blockchain e criptomoedas públicos seria justamente o avanço da área quântica, que está cada vez mais estudada pelo mercado, mas que até o momento não oferece riscos reais de acordo com Avelino.