O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, o FBI, liberou uma lista ao público geral com o nome de várias criptomoedas ligadas a uma fraude, e pede ajuda de quem comprou tais tokens.
A fraude em questão veio à tona na última quarta-feira (9), como noticiado pelo Livecoins sobre a Operação Token Mirrors que processou quatro market makers de criptomoedas, além de 14 pessoas ligadas ao caso.
Com a deflagração da nova operação, o FBI de Boston abriu uma nova situação contra empresas de criptomoedas. Isso porque, até então não se via muitas operações contra negócios envolvidos com plataformas descentralizadas.
Assim, a nova frente mostra que os reguladores estão atentos, inclusive com meios para coibir fraudes nestas plataformas.
FBI pede que quem comprou essas criptomoedas denuncie o caso e colabore com as investigações
Em nota ao público, o FBI declarou que as quatro empresas alvos da operação internacional operaram uma fraude contra investidores. O caso envolve ainda 14 pessoas físicas, líderes e funcionários das empresas, alguns já presos pelas autoridades.
Conforme formulário disponível no site do FBI, quem comprou as seguintes criptomoedas sofreram uma fraude de manipulação de mercado:
- Saitama, SaitaRealty, and SaitaChain;
- Robo Inu;
- VZZN;
- Lillian Finance;
- NexFund AI.
“Líderes de quatro empresas de criptomoedas e quatro “market makers” de criptomoedas e seus funcionários foram acusados em conexão com uma investigação sobre fraude generalizada e manipulação de mercado na indústria de criptomoedas. Os supostos esquemas realizados por esses indivíduos e empresas envolveram “wash-trading” — criação de volume de negociação falso por meio de compra e venda coordenadas — e outras deturpações feitas para atrair novos investidores para criptomoedas e inflar artificialmente os preços de negociação das criptomoedas“, diz a nota.
O formulário disponível no site do FBI encoraja não só as vítimas a denunciarem, mas pessoas que conhecem investidores lesados a também reportarem o caso. Além disso, pede que pessoas que estejam sofrendo com a fraude que cuidem bem de suas vidas e evitem o suicídio, devendo procurar o serviço de ajuda e valorização de vida.
FBI criou token próprio para pegar golpistas
O FBI confessou durante a Operação Token Mirrors que criou pela primeira vez uma criptomoeda falsa, com foco apenas de pegar os golpistas manipuladores de mercado.
Assim, a operação se tornou ainda mais relevante, ao mostrar uma inovação na luta contra fraudes financeiras no mercado cripto. De qualquer forma, ainda não está claro quantas pessoas compraram as moedas ligadas ao caso, e quanto cada vítima perdeu.