“Recurso final do PIX é ser uma identidade digital”, diz presidente do BC

Segundo Roberto Campos Neto, o PIX tem potencial de servir como uma identidade digital, já que os dados das pessoas estão conectados com o sistema.

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, falou nesta quarta-feira (24) que a chave do PIX – sistema de pagamentos digitais criado pelo BC – pode ser uma identidade digital.

Neto foi palestrante no BIS innovation Summit, onde também falou sobre OpenBanking e revelou detalhes sobre o futuro do real digital, a moeda digital que será emitida pelo banco central do Brasil (CBDC).

Falando sobre o PIX, Neto citou as vantagens do sistema que foi lançado no ano passado. Segundo ele, além de ser uma ferramenta para pagamentos, o PIX pode ser usado no futuro também como um sistema de identidade digital.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil falando no BIS INNOVATION SUMMIT
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil falando no BIS INNOVATION SUMMIT

“Para as pessoas é de graça [o PIX], para as empresas é muito barato, existe uma dinâmica de inclusão muito importante neste projeto, então eu acho o recurso final é a ‘identidade digital das pessoas’, disse Neto, acrescentando que o sistema de pagamentos é um bom instrumento para este fim.

Neto citou que as pessoas atualmente usam o PIX para pagar quase tudo, inclusive impostos, e que o PIX está integrado com os sistemas do governo e, portanto, ele tem potencial de servir como uma identidade, já que os dados das pessoas estão conectados.

“[…] Nós acreditamos que criamos a chave para o Brasil criar uma ID digital no futuro, hoje em dia por exemplo nos usamos PIX para pagar impostos, atividades, tudo da sua vida no dia a dia vai estar conectado com o PIX, e os serviços do governo também estão conectados com o PIX, então ele tem potencial de se tornar uma identidade digital.”

O uso do PIX como um sistema de vigilância ou, como um sistema de ‘identidade’ já havia sido revelada por especialistas do mercado que estavam preocupados com privacidade.

Essa foi a primeira vez que o presidente do BC admite que o sistema de pagamentos pode ser usado realmente para este fim.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias