Reino Unido emite “alerta vermelho” contra 50 empresas de criptomoedas

Criptomoedas sobre bandeira do Reino Unido.
Criptomoedas sobre bandeira do Reino Unido.

A Autoridade de Padrões Publicitários, ASA na sigla em inglês, emitiu um “alerta vermelho” para empresas de criptomoedas nesta terça-feira (22). Seu foco é reprimir anúncios enganosos e irresponsáveis relacionados a criptomoedas no Reino Unido.

No texto é destacado que o órgão já noticiou mais de 50 empresas. Já em outra página é possível encontrar o nome de empresas como Coinbase, Skrill, eToro e até mesmo uma pizzaria, a Papa John’s Pizza.

Além disso, o Reino Unido também está de olho em golpes no setor. Como relatado pelo Livecoins, o país já marcou mais de 300 possíveis golpes em uma página especial. A sua maioria promove falsos rendimentos para captar clientes, ou melhor dizendo, vítimas.

Foco em anúncios de criptomoedas

No “alerta vermelho” emitido para empresas ligadas a criptomoedas, a Autoridade de Padrões Publicitários (ASA) afirma que a ação tem como propósito proteger novos investidores. Como destaque, a agência cita três obrigações para estas companhias:

  1. deve afirmar claramente que as criptomoedas não são regulamentadas no Reino Unido e que o valor dos investimentos é variável e pode cair;
  2. não deve afirmar ou sugerir que as decisões de investimento são triviais, simples, fáceis ou adequadas para qualquer pessoa;
  3. não deve implicar um senso de urgência para comprar ou criar medo de perder uma oportunidade (FOMO), ou que os investimentos são de “baixo risco”.

Tendo noticiado mais de 50 empresas, segundo a própria ASA, a agência estipulou um prazo generoso para que as mesmas se adaptem aos padrões. Estas tem até o dia 2 de maio, cerca de 40 dias, para se adequarem a estas leis.

“As criptomoedas explodiram em popularidade nos últimos anos. Estamos preocupados que as pessoas possam ser seduzidas por anúncios a investir dinheiro que não podem perder, sem entender os riscos. Trabalhando ao lado da FCA, tomaremos medidas fortes contra qualquer anunciante que não garantir que seus anúncios sejam responsáveis.”, declarou Guy Parker da ASA.

Diversas empresas notificadas pelo Reino Unido

Entre as empresas notificadas estão exchanges de criptomoedas como Coinbase, eToro e Exmo. Contudo, a ASA também notificou uma pizzaria por conta de um tuíte e até mesmo um clube de futebol, o Arsenal, por promover seu fan token tanto em seu site quanto em redes sociais.

Seguindo, também é possível encontrar uma criptomoeda, a Floki Inu. Provavelmente esta foi a precursora deste alerta vermelho, afinal a criptomoeda invadiu os meios de locomoção de Londres no ano passado e, obviamente, irritou as autoridades.

Por fim, este alerta da agência britânica não fere as criptomoedas e seu único objetivo parece ser proteger os mais leigos. Portanto, isso pode trazer ainda mais amadurecimento para este mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias