Empresa que promete rendimentos com aluguel de criptomoedas atrasa pagamentos e revolta clientes

Mais um problema em Curitiba com empresa sendo acusada de operar esquema de pirâmide com criptomoedas.

Jovem segurando criptomoedas nervoso
Jovem segurando criptomoedas nervoso

A empresa de Curitiba Rental Coins começou a atrasar pagamentos para usuários que custodiam criptomoedas no negócio, revoltando clientes. De acordo com os termos de uso da plataforma a que o Livecoins obteve acesso, é possível perceber que a plataforma oferece vários serviços com criptomoedas.

“A RENTAL COINS TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO LTDA é uma plataforma que oferece os seguintes serviços: Exchange de Criptoativos, Gestão de Criptoativos, Meio de Pagamento, Recebimento em Criptoativos, Intermediação de Criptoativos e Aluguel de Criptoativos por Contrato de Cessão Temporária.”

Ela deixa claro que não está sujeita a regulação do Bacen e nem da CVM por não ser uma instituição financeira, mas na prática capta recursos de clientes por contratos de aluguéis. Ou seja, há um contrato similar a de investimentos, ainda que a empresa negue.

Mesmo assim, há contratos celebrados com clientes que aguardam por respostas. A reportagem procurou a empresa para manifestação, mas não obteve retorno até o fechamento.

Renta Coins faz custódia de Bitcoin de clientes e contratos de aluguel, mas atrasa pagamentos dos rendimentos

Após captar recursos com muitos clientes, a empresa Rental Coins, com sede em Curitiba (PR), está possivelmente atrasando pagamentos de aluguel de criptomoedas de investidores. Desse modo, muitos clientes estão revoltados com a situação, recorrendo ao Reclame Aqui na esperança de tornar público o caso.

Plataforma Rental Coins é alvo de várias reclamações de atrasos pelo Reclame Aqui
Plataforma Rental Coins é alvo de várias reclamações de atrasos pelo Reclame Aqui /Reprodução

Segundo apurado, as últimas reclamações indicam que o atraso no pagamento de rendimentos começou em dezembro de 2021, ou seja, há dois meses. E uma das reclamações chama atenção para o problema, por uma advogada de Santa Rosa (RS) que pede que os clientes denunciem o caso no Ministério Público, tanto do Paraná quanto federal.

A cliente chegou a dizer que a empresa é um possível esquema de pirâmide financeira atuando na região, assim como outros já fizeram. Além disso, ela pede que os clientes se unam na porta da empresa para fazer uma manifestação pública, assim como já foi feita contra o Grupo Bitcoin Banco, também em Curitiba, quando este começou atrasar saques.

É lamentável reconhecer, mas a contexto é muito similar ao ocorrido com inúmeros e.s.q.u.e.m.a.s de p.i.r.a.m.i.d.e. já descobertos no Brasil e no mundo. Na primeira fase, a empresa busca crescimento, pagando em dia e passando confiança. Após se consolidar, começam os atrasos nos pagamentos. Em outros e.s.q.u.e.m.a.s, tudo começou com os atrasos nos saques, com desculpas de problemas técnicos, problemas operacionais ou desvio de recursos. Assim, a empresa enrola os investidores, estipula prazos e não cumpre, diz que vai pagar assim que os problemas técnicos sejam resolvidos, pede mais uma semana, um mês.. e nada!

O que diz a Rental Coins sobre as acusações?

Procurada, a empresa se manifestou após a publicação da matéria, enviando uma nota para explicar o caso aos clientes.

Em toda a nossa história, a Rental Coins tem mantido o compromisso de zelar pela transparência em suas ações, focando principalmente em um ótimo relacionamento com seus clientes. Por estarmos totalmente comprometidos com esta relação construída até agora, queremos esclarecer o atual momento vivido pela empresa.

A Rental Coins está passando por um processo de auditoria e com isso as solicitações feitas dentro da respectiva plataforma passaram a ser realizadas manualmente. O processo manual, acrescido do grande número de solicitações, acabou resultando em alguns atrasos e prazos estendidos.

No mês de janeiro iniciamos o processo de implementação de mudanças em nosso sistema, o que ocasionou em maiores atrasos. Pois os pagamentos tiveram que continuar sendo realizados manualmente, juntamente com as atualizações ocorrendo em todo nosso sistema.

Porém a maioria dos nossos casos já foram solucionados, cerca de 96% das mais de 70 mil solicitações de pagamento já foram efetivadas e o restante já estamos resolvendo. Estamos com equipes especializadas e comprometidas em efetivar todas as transações, analisando caso a caso para que os nossos compromissos sejam honrados, como sempre foi.

Pedimos desculpas por todo transtorno causado aos nossos clientes. Entendemos que a situação é desagradável e sentimos muito pelos relatos que temos recebido. Mais uma vez, destacamos que estamos fazendo de tudo para corrigir as falhas e, principalmente, aumentar o padrão de qualidade e comprometimento estabelecidos até o momento por nossa empresa. Agradecemos a compreensão, Equipe Rental Coins.”

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias