Ripple diz ser mais descentralizada que Bitcoin

Siga no

A terceira criptomoeda em valor de mercado, Ripple, através de relatório produzido por membro de sua equipe, acredita que é mais descentralizada do que o Bitcoin.

O diretor de tecnologia David Schwartz, publicou um relatório no último dia 22 de agosto afirmando que “se o Bitcoin e Ethereum são descentralizados, então o XRP é também tanto quanto ou até mais”.

Um dos pontos levantados no relatório é que o Proof-of-Work é um mecanismo de consenso que foi muito bem implementado, mas que com o tempo na visão de David, o mesmo manifestou limitações claras.

De acordo com ele, projetos que utilizam a Prova de Trabalho como medida de segurança na rede estão sujeitos ao controle centralizado.

Com isso, a diferença de consenso da Ripple, a qual ele disse ser um mecanismo muito mais democrático, a maioria dos validadores devem registrar e verificar as transações sem obter nenhuma vantagem, e David ainda reforça que “essa é uma das principais razões pelas quais comecei a trabalhar no XRP Ledger há mais de seis anos”.

Transações nas criptmoedas

Outro ponto levantado no seu estudo é em relação ao custo das transações, que o mesmo acredita que as redes Bitcoin e Ethereum favorecem altos preços nas mesmas para favorecer a recompensa do minerador.

Este seria um dos problemas para a adoção no mercado mundial das tecnologias como meio de pagamento, de acordo com Schwartz.

David explica que isso foi difícil de se perceber no início do Bitcoin devido a recompensa do bloco ser atraente, mas com a diminuição da recompensa acontecendo (halving), a rede passa a depender da vontade dos mineradores continuarem seu trabalho, com o risco da rede ficar exposta a falhas neste processo.

A criptomoedas XRP não possui mineração em seu processo, e o diretor de tecnologia da empresa acredita que isto traz economias de energia e tempo.

Concentração de controle

Nessa seção, David coloca uma teoria da conspiração como início do debate, dizendo que os mineradores podem conspirar para que o sistema deixe de funcionar, mas já sabemos bem os custos de um ataque 51% em várias redes.

Outro argumento levantado é que para acontecer um problema na rede XRP, é necessário o poder de 80% dos validadores durante um período de duas semanas, o que se torna inviável o controle da rede por atacantes mal intencionados.

Fonte: https://ripple.com/insights/the-inherently-decentralized-nature-of-xrp-ledger/

Após toda a sua explicação, David finaliza dizendo: “Em conclusão, o XRP Ledger é, em muitos aspectos, um ledger mais transacional, funcional e descentralizado do que o Bitcoin ou o Ethereum, que só aumentará com o tempo”.

E na sua opinião, a XRP é mais descentralizado do que Bitcoin e Ethereum?

Veja também: Lista de criptomoedas centralizadas.

Saiba o preço da Ripple (XRP) em tempo real aqui.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Perdi meu amigo”, diz homem que viu amigo entrar em depressão após bitcoin cair...

Comprar bitcoin por $ 20 mil em 2017 foi um risco que muita gente assumiu. Para alguns esse risco resultou em situações complicadas tendo...
Samy Dana

“Pessoal do Bitcoin me odeia, mas não entende o que eu falo”, diz Sammy...

Samy Dana é uma figura conhecida no criptomercado brasileiro, sendo até mesmo um meme na comunidade por causa de suas opiniões negativas sobre o...

Hackers derrubam TRF1 e vazam dados de concursos e funcionários

Hackers continuam derrubando sistemas do governo. Dessa vez, o grupo hacker @CIllucionLab assumiu autoria de um vazamento de dados do Tribunal Regional Federal...

Últimas notícias

“Pessoal do Bitcoin me odeia, mas não entende o que eu falo”, diz Sammy Dana

Samy Dana é uma figura conhecida no criptomercado brasileiro, sendo até mesmo um meme na comunidade por causa de suas opiniões negativas sobre o...

Hackers derrubam TRF1 e vazam dados de concursos e funcionários

Hackers continuam derrubando sistemas do governo. Dessa vez, o grupo hacker @CIllucionLab assumiu autoria de um vazamento de dados do Tribunal Regional Federal...

Polícia da China apreende R$ 22 bi em criptomoedas do maior golpe com Bitcoin

A polícia da China apreendeu pelo menos $ 4 bilhões em criptomoedas. Do valor, foram apreendidos uma grande quantidade de bitcoins, cerca de 1%...