Ripple ajudará no desenvolvimento da moeda digital do Reino Unido

Atualmente mais da metade dos países estão trabalhando no desenvolvimento de CBDCs e muitos deles se mostram preocupados tanto com as criptomoedas, como o Bitcoin, quanto com stablecoins que estão sendo o principal foco de reguladores pelo mundo.

Siga no
Libras
Libras

A tentativa de países tentarem acompanhar a evolução das criptomoedas tem um nome: CBDC. Essa é a sigla para Moedas Digitais de Bancos Centrais cujo seu intuito é modernizar o sistema financeiro.

Um dos últimos a integrar um programa desenvolvido pelo Banco da Inglaterra é a Ripple, protocolo lançado em 2012 que desde então pretende ser utilizado por bancos em todo o mundo.

Embora as CBDCs se pareçam com criptomoedas por usarem o termo blockchain, elas apresentam muitas diferenças entre si. Como em termos de privacidade e controle, portanto, elas não substituirão as criptos.

Digital Pound Foundation

O propósito da organização Digital Pound Foundation é reunir empresas capacitadas para trabalhar na promoção e implementação de uma CBDC da Libra Esterlina.

A lista de membros da organização conta com alguns players bem conhecidos da indústria, como a gigante Ripple, cujo principal foco de sua blockchain, criada em 2012, é ser usada por bancos, além de outros como a Electroneum (ETN) e a Quant (QNT). Em comunicado oficial, a Ripple mostrou-se contente em participar do projeto.

“Nós estamos entusiasmados em apoiar o design e a implementação de uma libra digital em parceria com a Digital Pound Foundation. A Fundação ajudará a cumprir a meta do Reino Unido de construir um sistema financeiro mais inclusivo e sustentável.”

A lista se expande a outras criptomoedas, como a Avalanche (AVAX) e outras empresas que trabalham fora do setor, como a Accenture e a The Realization Group.

Embora a organização não tenha fins lucrativos, a escolha de governos para trabalhar com uma empresa ou outra pode envolver uma boa quantidade de dinheiro por um longo período de tempo visto que um desenvolvimento contínuo é necessário.

Além da Ripple, outra grande empresa que está se adiantando para servir como escolha para o lançamento de CBDCs é a R3, inclusive participando de reuniões no Brasil.

CBDCs não são criptomoedas

Embora as moedas digitais dos bancos centrais tentem usar tecnologias similares as utilizadas nas criptomoedas, como o Bitcoin, elas não apresentam a mesma descentralização e privacidade, pelo contrário.

A adoção das CBDCs pode impactar no abandono das cédulas de papel, uma das formas mais privadas de dinheiro, e colocar ainda mais controle nas mãos do governo sobre os seus cidadãos.

Atualmente mais da metade dos países estão trabalhando no desenvolvimento de CBDCs e muitos deles se mostram preocupados tanto com as criptomoedas, como o Bitcoin, quanto com stablecoins que estão sendo o principal foco de reguladores pelo mundo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
Pessoa com óculos de metaverso e encostando em bloco

Banco Inter destaca potencial do Metaverso com criptomoedas

O Banco Inter publicou um novo relatório no qual destaca o potencial do Metaverso com as criptomoedas. Este é apenas mais um relatório publicado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias