De acordo com um anúncio, a Ripple lança para pequenas empresas e fintechs uma linha de crédito. O serviço, ainda em fase beta, deve ajudar clientes da empresa, que é ligada à criptomoeda XRP.
Segundo a Ripple, o acesso a recursos financeiros é uma barreira para o desenvolvimento de muitos negócios. Pequenas empresas e fintechs então possuem ainda mais dificuldades na captação de recursos.
Desse modo, a iniciativa de financiamento da Ripple foi lançada na última quinta-feita (8). Com sede nos EUA, a Ripple também tem escritório na cidade de São Paulo e é uma das preferidas dos brasileiros.
Apesar disso, a iniciativa da Ripple não estará disponível para todas as jurisdições.
Ripple lança linha de crédito para clientes institucionais da empresa
A Ripple lançou na última semana uma novidade para seus clientes institucionais. Fazem parte dessa “turma” grandes bancos, como Santander, Banco Rendimento, MoneyGram, entre outros.
Outras empresas parceiras da criptomoeda são menores, como fintechs e pequenas empresas. Para essas, a Ripple lançou na última semana uma novidade que pode ajudar esses negócios a conseguir capital.
Chamada de linha de crédito, os empréstimos serão feitos com a criptomoeda XRP. A moeda digital da Ripple, de acordo com o GM da RippleNet, Asheesh Birla, é a chave dos serviços que podem ser oferecidos.
“A linha de crédito permite que você dimensione e acelere o desempenho de seus negócios – os clientes piloto já estão vendo os resultados”, afirmou Birla
Ainda segundo Birla, o novo serviço antes era oferecido apenas por sistemas legados. Ou seja, a inovação promete movimentar o mercado de empréstimos para negócios, usando criptomoedas.
Estamos fornecendo aos clientes soluções financeiras que antes só estavam disponíveis por meio de sistemas legados – agora sem custos e despesas gerais. Este é o primeiro de muitos outros que virão”, afirmou o GM da RippleNet
Serviço ainda está em fase beta e deve ser acessível a parceiros institucionais
No comunicado público, a Ripple pede que os clientes RippleNet institucionais a procurem para consultar as ofertas. Clientes da Ripple, e pessoas em geral, ainda não podem obter os empréstimos nessa fase.
Além disso, a Ripple deixa claro que algumas jurisdições podem não ser elegíveis aos empréstimos. Não ficou claro quais são no comunicado dos últimos dias.
“A linha de crédito é a etapa mais recente na visão da Ripple de habilitar a Internet de valor e quebrar as barreiras financeiras. É um novo serviço exclusivo que as instituições financeiras e provedores de serviços financeiros podem usar para oferecer aos clientes pagamentos internacionais em tempo real e com boa relação custo-benefício“, afirmou a Ripple
Os clientes que puderem usufruir da novidade receberão crédito instantâneo em criptomoeda. Mesmo com a novidade, o preço da Ripple não teve uma grande valorização nos últimos dias.
Nas últimas 24 horas, a XRP valoriza 1,93%, sendo que nos últimos sete dias foram 9,30% de alta. No período o preço do ativo oscilou entre U$ 0,23 e U$ 0,25, com a comunidade acreditando que a Ripple ainda está subvalorizada. No Brasil a unidade da Ripple hoje é cotada a R$ 1,40 cada.