“Riqueza volta a quem não liga para preço do bitcoin”, aponta estudo

Relatório da Glassnode revela que o mercado de Bitcoin está sendo lentamente devolvido aos investidores mais pacientes, enquanto os vendidos enfrentam perdas históricas.

Enquanto o preço do Bitcoin oscila entre 78 mil e 88 mil dólares, um novo estudo da Glassnode revela uma transformação silenciosa, porém profunda, no perfil de quem detém a maior parte da riqueza da rede.

Segundo a análise, o Bitcoin está voltando às mãos de quem não se abala com volatilidade, enquanto a maioria dos investidores recentes amarga prejuízos pesados.

O relatório, intitulado Forging Long-Term Holders, mostra que mais de 90 por cento dos investidores de curto prazo estão com posições no vermelho.

São mais de 3 milhões e 400 mil bitcoins mantidos com prejuízo por essa faixa de investidores.

Esse é o maior volume desde 2018 e sinaliza uma pressão financeira significativa sobre quem entrou no mercado nas fases mais recentes de alta.

Enquanto novatos vendem, experientes acumulam

O estudo mostra que todo o movimento recente de vendas com prejuízo vem dos chamados detentores de curto prazo, possivelmente novatos no mercado.

A Glassnode aponta que estes são os investidores que compraram nos topos e agora vendem com desconto por não conseguirem sustentar as perdas.

Ao mesmo tempo, os investidores de longo prazo continuam majoritariamente em lucro e voltaram a acumular moedas. Tal mudança indica uma nova redistribuição de riqueza no ecossistema do Bitcoin.

Assim, ao contrário de ciclos anteriores, o estudo sugere que os bitcoins não estão sendo absorvidos por especuladores, mas por investidores que preferem manter suas posições sem se preocupar com oscilações de preço.

Moedas amadurecem nas mãos de holders

Um dos pontos mais relevantes apontados pela Glassnode é o crescimento da faixa de moedas com idade entre três e seis meses. Elas representam os bitcoins comprados perto dos cem mil dólares que não foram vendidos mesmo após quedas relevantes no mercado.

Como tais moedas estão prestes a alcançar o status de longo prazo, pode indicar indica que seus donos resistiram à pressão e observam o futuro com otimismo.

A atividade de venda desse grupo está no nível mais baixo desde maio de 2021. Isso revela que, mesmo com perdas não realizadas, há uma disposição forte de manter os ativos por mais tempo.

Para os analistas, trata-se de uma nova geração de holders sendo forjada com base na paciência e na crença no ativo.

Um mercado menos especulativo no preço do bitcoin

Ao observar a distribuição da riqueza da rede, a Glassnode destaca que os detentores de curto prazo chegaram a controlar 50 por cento do patrimônio do Bitcoin no início de 2025.

Apesar de expressivo, esse número está bem abaixo dos 70 a 90 por cento vistos em ciclos anteriores. A diferença pode ser explicada por um aumento da maturidade do investidor médio e pela presença crescente de instituições com foco em longo prazo.

Enquanto a demanda mostra sinais de fraqueza e os lucros realizados diminuem, a redução da oferta disponível no mercado pode criar as condições ideais para a próxima alta. Assim, pode indicar que os investidores que mantêm suas posições apesar da turbulência estão cada vez mais no controle.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Compre na OKX

Últimas notícias