Notícias

Robert Kiyosaki diz que Bitcoin pode ser um golpe, mas segue comprando

Share

Robert Kiyosaki, autor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, é um grande fã de ativos escassos como ouro, prata e Bitcoin. Nesta segunda-feira (25), por exemplo, afirmou que vai comprar mais 10 bitcoins antes do halving, previsto para o dia 20 de abril.

Já nesta terça-feira (26), o escritor foi polêmico ao afirmar que o Bitcoin pode ser um golpe ou até mesmo um esquema de pirâmide.

Embora não fique claro qual é a sua intenção ao publicar um visão ambígua, é possível que o tuíte seja uma última proteção caso o Bitcoin falhe algum dia. Algo como “eu avisei dos riscos”. No entanto, isso também pode ser interpretado como uma mente aberta, longe de qualquer extremismo.

Autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’ diz que Bitcoin pode ser um esquema de pirâmide

Realizando uma longa série de perguntas e respostas consigo mesmo, Robert Kiyosaki falou sobre Bitcoin, dólar, BRICS e outro assuntos voltados a investimentos. Mesmo afirmando que “ama o Bitcoin”, o escritor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’ se mostrou precavido.

“P: Você é um touro de Bitcoin?
R. Sim. Bitcoin é o ativo perfeito na hora certa. Eu amo o Bitcoin. Gostaria de ter comprado mais antes.

P: É possível que o Bitcoin seja um golpe, um esquema Ponzi?
R: Sim. É possível que o Bitcoin seja um golpe e um esquema Ponzi.”

Na sequência, Kiyosaki afirma que isso lhe preocupa, mas nota que “o Bitcoin não é uma fraude ou um esquema Ponzi maior do que o dólar americano, o euro, o iene ou qualquer outra moeda ‘falsa’ ou fiduciária”.

Embora não explique seu ponto de vista, é possível que o escritor esteja se referindo ao valor que as pessoas dão para ativos.

Em outras palavras, tanto dólar, ouro ou Bitcoin possuem um valor dado por nós, que aceitamos um pedaço de papel, um punhado de metal, ou então alguns bits em troca de bens e serviços. Uma troca que, se analisarmos friamente, não faria sentido. Isso é chamado de realidades coletivas imaginadas.

Mesmo assim, Kiyosaki tem motivos suficientes para estar comprando Bitcoin, sendo um ativo muito melhor que moedas estatais impressas sem controle. Seguindo sua série de perguntas e respostas, ele explica que tanto o dólar quanto o bitcoin possuem uma forte rede, ao contrário de outras criptomoedas que irão morrer no caminho.

“P: O que você aconselha?
R: O mesmo que sempre aconselhei. ‘Não economize dólares fiduciários falsos. Economize moedas reais de ouro ou prata ou Bitcoin.’ Nada do que tenho dito mudou. Eu sigo meu próprio conselho.”

“Como afirmei há 27 anos em meu livro Pai Rico, Pai Pobre, ‘Os poupadores (de dinheiro falso) são perdedores.’ Por favor, não seja um perdedor. Economize moedas de ouro reais, moedas de prata reais e Bitcoins reais.”

Bitcoin pode cair para zero, alerta Kiyosaki

Finalizando seu “morde e assopra”, Robert Kiyosaki também afirma que o Bitcoin pode cair para zero. No entanto, lembra que são as moedas fiduciárias que possuem um histórico de completa desvalorização.

“P: O Bitcoin pode chegar a zero?
R: Sim. É possível, tal como é possível que o dólar americano, o dólar australiano, a libra esterlina inglesa, o iene japonês e as moedas fiduciárias (falsas) de qualquer país possam chegar a zero. Na verdade, a história prova que milhares de moedas falsas já foram para cemitérios.”

“É por isso que há anos venho dizendo ‘guarde ouro, prata e Bitcoin’.”

Mesmo acreditando que o Bitcoin pode desabar, o autor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, continua realizando aportes. Afinal, ele acredita que os benefícios são maiores que os riscos.

“Estou comprando mais 10 Bitcoins antes de abril”, escreveu Kiyosaki nesta segunda-feira (25). “Por quê? O ‘halving’. Se você não pode comprar um Bitcoin inteiro, considere comprar 1/10 de uma moeda, por meio dos novos ETFs ou de Satoshi.”

“Espero que o Bitcoin chegue a US$ 100 mil até setembro de 2024.”

Em sua explicação, o escritor afirma que o “dinheiro inteligente” sabe que os EUA possuem a maior dívida do mundo e a situação econômica de outras potências como China, Japão e Alemanha também está em declínio há décadas. Portanto, o Bitcoin é, no mínimo, o menos pior.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK