Seguindo seus tradicionais alertas apocaliptísticos sobre a economia global, o autor do livro de finanças pessoais ‘Pai Rico, Pai Pobre’, Robert Kiyosaki, novamente expressou suas opiniões sobre as perspectivas atuais do país, usando uma música famosa para ilustrar o quão ruim a situação é.
Em uma recente transmissão de seu podcast no canal Rich Dad, Kiyosaki fez um novo alerta sobre as atuais perspectivas econômicas dos Estados Unidos, comparando a situação com a música de protesto dos anos 60 “Eve of Destruction”.
A letra da música aborda vários problemas da época, como a corrida armamentista nuclear, a guerra do Vietnã, a segregação racial e a falta de justiça social. Ela descreve uma sociedade à beira da destruição, onde a violência e a injustiça predominam.
O renomado autor expressou sua desconfiança em relação ao governo atual dos EUA, afirmando que o país está na “véspera da destruição”, atribuindo parte dos problemas econômicos atuais à política monetária do banco central dos EUA (Fed), que tem levado à impressão excessiva de dinheiro.
Compre Bitcoin e gado Wagyu
O autor recomendou que seus seguidores invistam em ativos como ouro, prata, gado Wagyu e Bitcoin, destacando que tais ativos não podem ser ‘impressos’ pelo governo.
Esta é a primeira vez que Kiyosaki recomenda a compra de gado, já que habitualmente ele recomenda a compra de ouro e bitcoin.
Segundo Kiyosaki, a inflação é um imposto não votado, e ele alertou sobre a degradação do valor do dólar americano causada pelo aumento do balanço do Fed.
Para ilustrar a degradação, Kiyosaki e seu convidado Rick Rule discutiram o exemplo de criar US$ 7 trilhões em novas unidades monetárias, o que desvalorizaria em 7% o valor dos US$ 100 trilhões existentes em circulação.
Além disso, Kiyosaki e Rule expressaram preocupação com o avanço das moedas digitais do banco central (CBDC) e da inteligência artificial (IA) nos EUA.
Eles consideraram ambos os desenvolvimentos como assustadores e repugnantes, defendendo a posse de ativos como a prata, por sua falta de rastreabilidade em comparação com o dinheiro fiduciário e as CBDCs.
O educador financeiro vem criticando o atual governo há muito tempo, referindo-se ao Federal Reserve e outras agências do governo como “a família Adams” e “desenhos animados matando a economia”.
Kiyosaki reiterou sua preocupação com a grave situação econômica do país, enfatizando que o governo atual não está trabalhando em benefício do povo.
À medida que as preocupações com a economia crescem, as opiniões e advertências de Kiyosaki chamam a atenção para a necessidade de se preparar e tomar medidas para proteger os ativos financeiros em meio a um cenário incerto nos Estados Unidos.