Presidente do Banco Central do Brasil tem reunião com diretor da Binance

O governo brasileiro já deixou claro várias vezes que tem muito interesse em desenvolver o Real Digital, que já está em fases iniciais pelo Banco Central.

Siga no

Com o avanço do criptomercado e a evolução das criptomoedas, parece que as autoridades brasileiras não estão querendo ficar para trás. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, se reuniu, durante a manhã desta segunda-feira (16), com líderes do mercado em um evento fechada à imprensa.

De acordo com a Agenda Oficial de Autoridades, Roberto Campos Neto se encontrou, por videoconferência, com Brian Brooks e Jeremy Allaire, dois nomes extremamente importantes no mercado de criptomoedas, assim, a reunião com certeza envolve o futuro das moedas digitais no Brasil.

Brooks é o presidente da Binance US, braço da maior corretora do mundo, e Allaire sendo o CEO da Circle, empresa por trás do USDC, a segunda maior stablecoin do criptomercado.

Vale ressaltar aqui que apesar de Brian Brooks ser creditado como presidente da Binance US e participante da reunião, ele pediu demissão da sua posição no começo de agosto. Com isso em mente ele provavelmente foi substituído por alguém em posição igual ou até mesmo superior, com a possibilidade de ter sido substituído por Changpeng Zhao, CEO da Binance, mas isso é apenas especulação.

Real digital?

A reunião feita através de uma videoconferência e contou também com a presença de Cliff Sobel e Scott Sobel, cofundadores da Valor Capital e Michael Nicklas, sócio da mesma empresa.

Infelizmente a reunião não foi aberta à imprensa e não há informações oficiais sobre o conteúdo que foi discutido e tratado durante a videoconferência. No entanto, é possível especular a partir dos participantes que o assunto pode ter sido um possível interesse nas criptomoedas por parte do governo, talvez até sobre as stablecoins.

O governo brasileiro já deixou claro várias vezes que tem muito interesse em desenvolver o Real Digital, que já está em fases iniciais pelo Banco Central.

Com a presença do CEO da Circle, uma das empresas com maior conhecimento sobre stablecoins, é fácil “juntar os fatos” e determinar que talvez a reunião tenha tido em seu conteúdo questões sobre o impacto das stablecoins, seu funcionamento e como projetos desse calibre podem ser desenvolvidos.

O papel da Binance na reunião também pode estar ligada ao Real Digital, considerando o tamanho da corretora. Mas vale notarmos que a reunião foi feita com o presidente da Binance US, que é o braço muito mais regulado da exchange e que tem uma série de regras diferentes para agradar as autoridades dos EUA.

Ou seja, a natureza de regulamentação do criptomercado (com uma base na regulamentação dos EUA) também pode ter sido um dos interesses do Banco Central.

Resta esperar para ver se o Banco Central trará alguma novidade sobre a reunião e o que isso mudará nos planos do Real Digital, mas com certeza o evento é de bastante importância para o setor brasileiro das moedas digitais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias