Com endereço no mesmo prédio que o Consulado da Finlândia em São Paulo, um robô que opera criptomoedas, mas paga em PIX chama atenção de investidores.
Se apresentando com uma solução inovadora de esquema Ponzi, o robô tenta além de captar dinheiro de investidores leva-los a convidar mais pessoas para o nítido golpe, sob o pretexto de “convide amigos e comemorem juntos”.
O problema começa em uma simples análise do CNPJ da solução que está se espalhando em grupos de WhatsApp e redes sociais de investimentos no Brasil.
CNPJ da empresa de Robô do PIX com criptomoedas está em mesmo prédio que Consulado da Finlândia em São Paulo
O CNPJ da empresa anunciada pelos divulgadores do robô de criptomoedas e PIX coloca essa com sede em São Paulo, com a principal atividade sendo de atividade de Instalação e Manutenção Elétrica. Além disso, a suposta empresa foi criada há apenas 4 meses, com um capital social de R$ 70 mil.
Chama atenção ainda para o endereço na Alameda Ministro Rocha Azevedo, n.º 38, bairro Bela Vista de São Paulo, um prédio bem localizado e que abriga até o Consulado da Finlândia no Brasil.
O Livecoins entrou em contato com o Edifício Ciragan Offices para apurar se existe a empresa no local, e em conversa com a recepção do local, ficou claro que a empresa nunca existiu no prédio, ou seja, é apenas uma fachada para um golpe contra investidores.
Como funciona o robô suspeito?
Golpes usando robôs tem se tornado uma nova fonte de captação de investimentos em 2022, após anos em baixa da prática. No Brasil, um dos maiores golpes a usar a imagem de robôs foi o da Atlas Quantum, que alegava arbitrar valores entre corretoras até que sumiu com o dinheiro de investidores.
No caso do “ROBÔ DATA AI”, que alega utilizar até um sistema de inteligência artificial para operar, ele se apresenta como parceiro de grandes corretoras do mercado, como a Binance, Coinbase, Bitfinex, entre outras mais.
Caso a pessoa leia o material de divulgação, obtido com exclusividade pelo Livecoins, ela terá acesso a informações confusas, que tentam evidenciar um lucro de até R$ 300 mil caso convide muitas pessoas.
Dessa forma, fica claro que a promessa do produto é de lucros ao convidar pessoas, técnica utilizada em esquemas fraudulentos, e não operações no mercado de criptomoedas.
A reportagem tentou contato com o telefone que consta no CNPJ suspeito, mas não foi possível conversar com os representantes.
Mesmo assim, o caso serve de lembrança que não existem investimentos fáceis e de alto rendimento com PIX ou criptomoedas não devendo ser consideradas por investidores, que com pesquisas fáceis conseguem reconhecer um golpe em potencial no mercado. Nos últimos dias, o Nubank salvou uma cliente de um investimento de Robô do PIX prometendo rendimentos pela internet.