Rolante

Rolante avança para se tornar oficialmente a Capital Nacional do Bitcoin

Share

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados recebeu o relatório favorável ao reconhecimento de Rolante (RS) como a Capital Nacional do Bitcoin na última terça-feira (16). O Projeto de Lei nº 3.807/2025, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e relatado pela deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), destaca a adoção espontânea da moeda digital por estabelecimentos locais do município gaúcho.

O documento aponta que quase metade das quinhentas empresas registradas na região aceitam o bitcoin como forma direta de pagamento por produtos e serviços.

A relatora do projeto utilizou dados que mostram a integração da moeda na economia local e citou eventos do setor como o Bitcoin Spring Festival.

O texto oficial justifica a concessão do título com base na utilização prática da tecnologia descentralizada pelos moradores e comerciantes da cidade.

A deputada afirmou em seu voto a importância da aprovação. “Temos a certeza de que com a outorga dessa honraria Rolante, no Rio Grande do Sul, será mais conhecida e poderá atrair investimentos e mão de obra qualificada gerando mais negócios e inovações para a região”.

Mais uma aprovação em comissão e projeto de lei vai à sanção presidencial para colocar Rolante como a referência em bitcoin no Brasil

A proposta legislativa descreve o bitcoin como uma moeda independente de países e bancos centrais que garante liberdade contra interferências e controles estatais. O relatório menciona que essa característica técnica assegura imunidade aos efeitos da inflação e das flutuações cambiais tradicionais.

O sucesso e a segurança da rede descentralizada refletiram na valorização do ativo ao longo dos últimos cinco anos no mercado financeiro global. O documento registra que o preço de um bitcoin passou de cem mil reais para cerca de quinhentos mil reais nesse período de consolidação tecnológica.

A popularização da moeda digital permitiu que ela passasse a ser aceita em nichos específicos antes de alcançar o comércio varejista de forma mais ampla. O surgimento de corretoras especializadas facilitou a entrada de novos usuários e expandiu a circulação do ativo na economia real.

A cidade de Rolante se destacou nesse cenário nacional ao implementar o uso da criptomoeda em diversos setores do cotidiano dos cidadãos. O relatório cita exemplos inovadores de uso que incluem desde o cartório da região e vinícolas até campanhas de arrecadação para o hospital local.

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo pelas comissões e não necessita de votação em plenário se não houver recurso contrário. A matéria segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ser enviada para sanção presidencial.

Vale lembrar que em 2025, Rolante se tornou a Capital Estadual do Bitcoin no Rio Grande do Sul, com sanção do Governador Eduardo Leite.

A comunidade local, por sua vez, segue capacitando o comércio e os adolescentes no uso diário de bitcoin, ajudando na economia circular.

 

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com
Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Gustavo Bertolucci

Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci
Tags: Rolante